Governo interino de Honduras não quer diálogo, diz presidente costarriquenho

Um dos mediadores da crise em Honduras, presidente costarriquenho defendeu em entrevista à BBC acordo negociado em San José

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos primeiros e principais negociadores da crise em Honduras, o presidente costarriquenho, Oscar Arias, disse em entrevista à BBC que o governo interino do país não tem demonstrado "boa vontade para dialogar". A posição do governo interino, encabeçado por Roberto Michetelli, ficou ainda mais delicada depois que o Conselho das Nações Unidas condenou o assédio à embaixada brasileira na capital hondurenha, Tegucigalpa, onde o presidente deposto Manuel Zelaya encontra abrigo.

Nesse contexto, Oscar Arias defendeu, como uma fórmula ainda válida, o acordo negociado em San José da Costa Rica --ao qual o governo de Micheletti se opõe violentamente, porque nele estaria prevista a volta de Zelaya ao seu cargo. Leia os principais trechos da entrevista: O sr. tem insistido que a solução para a crise em Honduras passa pelo acordo de San José, mas de lá para cá o presidente Manuel Zelaya retornou ao país e as partes parecem ter iniciado contato.

O acordo continua válido ainda que sob circunstâncias diferentes? Sim. A essência deste acordo é a restituição de José Manuel Zelaya como presidente constitucional (...) e até hoje o governo interino negou essa possibilidade. Alguns países mencionaram o retorno incondicional do presidente Zelaya, e isso está longe de acontecer. Porém o acordo de San José é o único acordo que está em cima da mesa e o Conselho de Segurança (da ONU), a pedido do governo do Brasil, mais uma vez manifestou o seu apoio a esta mediação. Está-se pensando se é factível que uma série de chanceleres, juntamente com o secretário-geral da OEA, visite Honduras o mais rápido possível.

Tem-se falado que eles possam partir neste domingo e se sentar à mesa com as partes mais uma vez para dialogar. Mas o mais importante é que haja vontade de ambas as partes para assinar o acordo e, sobretudo, para dar cumprimento a ele, o que até hoje não ocorreu O sr. vê mais disposição do governo de Roberto Micheletti para o diálogo desde que Zelaya regressou a Honduras ou crê que, pelo contrário, o governo fechou posição? Estando Zelaya na embaixada brasileira, quem tem de falar sobre isso são os delegados de ambas as partes, e certamente esse diálogo pode ser retomado em Tegucigalpa.

Mas o sr. vê futuro e boa vontade nessas conversas? Pode-se sentar à mesa e dialogar, mas não queremos que se sentem a dialogar eternamente. Também queremos chegar a acordos, mas desde que eles sejam cumpridos. Até hoje, apesar das sanções, apesar de o governo interino ter perdido recursos sumamente benéficos provenientes dos Estados Unidos e da União Europeia, nenhuma sanção, incluindo o cancelamento dos vistos, deu frutos e estamos realmente estancados.

Não foi possível haver boa vontade do governo interino para dialogar e cumprir com os acordos que já haviam sido alcançados em San José. No discurso, todos disseram que concordam com eles, mas Roberto Micheletti tem dito reiteradamente que não aceita o retorno de Manuel Zelaya. Quanto tempo o sr. está disposto a apoiar esta proposta de acordo caso o governo interino não aceite o retorno de Zelaya? Se o governo interino não quiser cumprir o acordo de San Jose, não há nada mais sobre a mesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES