Governo lança app e quer tornar celular roubado 'pedaço de metal inútil'

Com aplicativo Celular Seguro, governo pretende agilizar o bloqueio de celulares roubados.

Governo lança app e quer tornar celular roubado 'pedaço de metal inútil' | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 19, durante o lançamento do aplicativo destinado a facilitar o bloqueio de celulares, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, declarou que a meta é transformar o aparelho roubado em "um pedaço de metal inútil".

"Nosso objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil", declarou o secretário. Ainda segundo Cappelli, o governo buscou uma alternativa para acelerar o bloqueio porque o celular passou a ser o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo.

"Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula. As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade", afirmou o secretário.

O app se chama Celular Seguro. A ferramenta já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link – veja como usar – e ganhará aplicativos para Android e iPhone (iOS) na quarta-feira (20).

Quem tiver o celular roubado ou furtado poderá avisar de uma vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.

Se a ideia se cumprir, a vítima perderá menos tempo para entrar em contato com cada instituição

Por outro lado, não há garantia de bloqueio imediato. A associação de operadoras de telefonia fala em até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada. Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES