Governo lança edital para desenvolvimento do projeto Anjo da Guarda

O protótipo funciona como um equipamento de segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Governo (Segov), por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), publicou, no Diário Oficial do Estado, o edital de chamamento público para seleção de investidores interessados em apoiar pesquisa e desenvolvimento do projeto “Anjo da Guarda”, que visa desenvolver soluções de controle e monitoramento do uso do capacete.

O projeto foi apresentado ao Estado pela empresa Infatec Comércio e Serviços Tecnológicos Ltda, com a finalidade de obter o apoio e intermediação estatal para conclusão dos estudos de viabilidade técnica, legal, saúde pública, segurança, sustentabilidade econômica e responsabilidade social de empreendimento de parceria com a iniciativa privada e a implementação do projeto piloto no Piauí.

A solução Anjo da Guarda é um bloqueador eletrônico com extensivas capacidades para medição de sensores instalados nos itens de segurança: viseira, sistema de retenção (jugular) e presença da cabeça, vinculados ao capacete para condutor e passageiro. A solução poderá ser usada também como alarme veicular e bloqueador nas mais diversas motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadrículos motorizados, novas, usadas, nacionais e importadas para monitoramento e controle do capacete.

O protótipo funciona como equipamento de segurança orgânica, onde a motocicleta só funciona com o uso de um capacete que possua a mesma chave de segurança. A solução por si só já é um produto que pode ser colocado no mercado, pois impede o furto da motocicleta sem o respectivo capacete habilitado. Qualquer tentativa de uso inadequado pode ser caracterizada como uma tentativa de furto e a sirene irá disparar como um alarme.

O número de acidentes de trânsito indicam que o veículo que lidera o ranking é a motocicleta. De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, a intenção do governo é reverter o crescente número de acidentes envolvendo os condutores de motocicletas no estado e os custos sociais e financeiros implicados.

O prazo de pesquisa e desenvolvimento do projeto piloto será de 12 meses, a contar da formalização do contrato de investimento entre a executora e o investidor, sendo 6 meses destinados para conclusão da pesquisa e desenvolvimento do projeto e os 6 meses subsequentes destinados para implementação do projeto piloto no estado.

O edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e anexos estão disponíveis, na íntegra, no site da Suparc www.ppp.pi.gov.br. As manifestações de interesse deverão ser encaminhadas na forma e nos prazos previstos no Edital de Chamamento Público.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES