Governo lança guia sobre uso de animais para ensino e pesquisa

A elaboração do guia é resultado de mais de 10 anos de trabalho dos conselheiros do Concea, em conjunto com uma série de especialistas de todo o Brasil.

Governo lança guia sobre uso de animais para ensino e pesquisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou na última terça-feira (9) o Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. O lançamento da publicação ocorreu na abertura do 5º Simpósio Concea e 3º Encontro Regional das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs), que estão sendo realizados em Brasília.

A elaboração do guia é resultado de mais de 10 anos de trabalho dos conselheiros do Concea, em conjunto com uma série de especialistas de todo o Brasil. O documento é um manual com a finalidade de nortear pesquisadores quanto ao uso de animais para ensino e pesquisa.

A publicação abrange temas como cuidados e manejo dos animais e suas instalações, quais os critérios obrigatórios e os recomendados para cada grupo taxonômico. Os capítulos incluem espécies como aves, ruminantes, cães, gatos, roedores, peixes, primatas não humanos, equídeos, suínos, anfíbios e também animais silvestres de vida livre.

A chefe da assessoria do MCTI para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Denise Carvalho, que representou a ministra Luciana Santos no evento, destacou que a publicação do Concea é baseada em protocolos internacionais e considera as necessidades das instituições, laboratórios e instalações animais. “O trabalho do Concea exerce impacto direto sobre o ensino e a pesquisa relacionadas a áreas de interesse estratégico para o país, visando preservar o bem-estar animal e a qualidade das pesquisas desenvolvidas”, acrescentou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, a elaboração do guia demonstra o nível e a seriedade da ciência brasileira. Segundo ele, é preciso fazer uma ciência cada vez mais voltada às necessidades da sociedade brasileira. “Que a ciência faça parte da formulação de políticas públicas. Não teremos um desenvolvimento socialmente justo e sustentável sem políticas públicas que sejam soberanas e baseadas no conhecimento científico e tecnológico”, enfatizou aos representantes da comunidade científica.

Para a coordenadora do Concea, Kátia De Angelis, o guia é um marco, publicado no mesmo momento em que começam a vigorar resoluções normativas para instalações de instituições. “Esse guia vai ser um balizador em termos de legislação e ajudar as instituições a entenderem os critérios mínimos recomendados para instalações que mantêm animais usados em experimentação”, destacou.

O guia foi lançado durante o 5º Simpósio Concea e 3º Encontro Regional das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs), promovido em Brasília até quarta-feira (10). Com cerca de 300 participantes de todo o Brasil, o evento discute os avanços na legislação nacional relacionados à ética nas atividades de ensino e pesquisa científica envolvendo animais.

Concea

Presidido pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Concea é responsável pela formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como por monitorar e avaliar a introdução de métodos alternativos que visem substituir, reduzir ou refinar o uso de animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES