Governo lança plataforma para identificar vulnerabilidades climáticas

A ClimaAdapt é uma plataforma automatizada que apresenta mapas com precisão de 100 metros.

Plataforma vai identificar vulnerabilidades | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Microsoft do Brasil foi anunciada nesta segunda-feira, 3, para o lançamento da plataforma ClimaAdapt, uma ferramenta que permitirá o uso de dados públicos de diferentes órgãos ambientais para identificar as vulnerabilidades de cada região do Brasil.

Segundo o ministro Waldez Góes, a ClimaAdapt é um importante avanço na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A plataforma fornece informações valiosas sobre a vulnerabilidade das regiões às mudanças climáticas, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias para aumentar a resiliência climática da população.

Ferramenta vai identificar as vulnerabiliddes ambientais (Divlgação)

A ClimaAdapt é uma plataforma automatizada que apresenta mapas com precisão de 100 metros. Atualmente, ela incorpora 15 camadas de informações que podem ser analisadas individualmente ou em conjunto, incluindo tipos de solos, declividade do terreno, PIB per capita e IDH. A plataforma também traz dois modelos específicos, um para verificar o aumento do nível do mar em decorrência das mudanças do clima e outro para identificar áreas críticas de rodovias federais e estaduais para prevenir alagamentos e deslizamentos de encostas.

De acordo com o MIDR, as vulnerabilidades são características específicas ambientais, sociais e climáticas de um terreno que o tornam mais suscetível aos impactos adversos do clima. Compreender esses riscos e vulnerabilidades ajuda a direcionar melhor os recursos públicos e as ações e programas para prevenir e mitigar os impactos extremos das mudanças do clima.

Para a Microsoft do Brasil, a plataforma ClimaAdapt representa uma oportunidade importante de usar a tecnologia para apoiar o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente o planeta e a sociedade. A presidente da empresa, Tânia Cosentino, destacou a importância do projeto para o meio ambiente e a sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES