Governo pede à AL prorrogação de benefícios fiscais a empresas do Piauí

O projeto segue para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça, que dentro de alguns dias deve oferecer o parecer conclusivo sobre o pedido

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado encaminhou ontem à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que pede autorização para prorrogar os prazos de vigência do diferimento e de crédito presumido de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para estabelecimentos industriais e agroindustriais, criando, também, o Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Fundipi). O diferimento do ICMS ajuda o setor, na medida que funciona como uma espécie de substituição tributária, onde existe a postergação ou até mesmo o adiamento do pagamento do imposto, contribuindo ainda com a transferência da responsabilidade para um terceiro.

A medida altera a Lei 6.146/2011, que dispõe sobre os benefícios fiscais, “mantendo os percentuais em vigor na data da prorrogação e prevendo o escalonamento decrescente destes percentuais até a data final do incentivo”. Agora, o projeto segue para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça, que dentro de alguns dias deve oferecer o parecer conclusivo sobre o pedido.

A mensagem enviada pelo governador, justifica a apresentação da proposição, de modo que busca convencer os parlamentares de sua efetividade e importância para a economia do Estado, Zé Filho diz que a medida visa possibilitar que os empreendimentos industriais já instalados permaneçam no Piauí por um período maior, bem como permitir “o incremento das suas atividades e, especialmente, a geração de emprego e renda”.

No caso do Fundipi, postulado desde a gestão de Wilson Martins, os recursos seriam pelo poder público estadual e pela iniciativa privada, poderão ser utilizados em ações que contribuam para o desenvolvimento do setor industrial, como obras de reforço energético e aquisição de terrenos em polos industriais.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES