Governo pede ao Supremo a derrubada do teto dos precatórios

AGU defende a inconstitucionalidade das emendas constitucionais aprovadas durante o governo de Jair Bolsonaro

Supremo Tribunal Federal | José Cruz / ABr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, nesta segunda-feira, 25, um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a inconstitucionalidade das emendas constitucionais aprovadas durante o governo de Jair Bolsonaro, que buscavam estabelecer um novo regime para o pagamento de precatórios, as dívidas reconhecidas pelo governo por decisão judicial. Assim, a AGU pede que seja considerada a inconstitucionalidade do limite para pagamento de precatórios

No parecer apresentado, a AGU argumenta que o regime proposto implica em um aumento progressivo dos gastos, podendo resultar em um estoque de dívidas impagáveis. O Ministério da Fazenda faz projeção de que o passivo atual chega a R$ 95 bilhões e caso nada seja realizado, a AGU declara que o montante total da dívida poderia chegar a R$ 250 bilhões até o ano de 2027.

A AGU destacou que a manutenção do sistema atual de pagamento de precatórios pode levar a um estoque de dívidas impossíveis de serem quitadas, o que poderia exigir um novo período de moratória, prolongando as violações aos direitos fundamentais. Esses pontos serão melhor detalhados em uma parte subsequente do parecer.

Além disso, o documento da AGU afirma que as novas regras de pagamento dos precatórios resultaram em um "falso alívio fiscal", mascarando artificialmente a situação das contas públicas. Na avaliação da advocacia, essas dívidas não foram incluídas nas estatísticas anuais, sendo adiadas para o exercício de 2027, quando supostamente deverão ser quitadas.

Esse parecer foi anexado às ações de inconstitucionalidade apresentadas em 2021 no STF pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A data para o julgamento ainda não foi definida pelo ministro Luiz Fux, que é relator do processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES