Governo planeja pagar bolsa para alunos do ensino médio a partir de março

Com fundo de R$ 6,1 bilhões, poupança visa estimular desempenho escolar

Poupança para alunos do ensino médio | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Camilo Santanadeclarou nesta terça-feira (9) que o governo tem como meta iniciar os pagamentos de incentivos aos estudantes de baixa renda do ensino médio a partir do mês de março. O valor individual do benefício será especificado posteriormente por meio de regulamentação, que ocorrerá após a sanção do texto da Medida Provisória (MP) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, após participar de uma reunião com o presidente da República, Camilo Santana destacou que o calendário está sendo elaborado, envolvendo a Caixa Econômica Federal e os estados para garantir a efetivação do programa. O ministro ressaltou a importância da iniciativa no combate ao abandono e evasão escolar, especialmente no primeiro ano do ensino médio.

A MP, aprovada pelo Congresso em dezembro do ano passado, prevê o incentivo para estudantes cadastrados no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Bolsa Família ou jovens de 19 a 24 anos matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estima-se que cerca de 2,5 milhões de jovens serão contemplados.

O programa inclui dois tipos de auxílio: um pagamento mensal, pelo menos durante nove meses ao ano, com saque disponível a qualquer momento, e um pagamento anual ao término de cada ano letivo, com saque condicionado à conclusão do ensino médio. Os beneficiários devem manter uma frequência escolar de 80% nos dias letivos, sem reprovação, e participar de exames como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A adesão ao programa e a certificação da frequência e desempenho escolares ficarão a cargo dos governos estaduais. Os recursos para financiar o programa serão provenientes dos superávits financeiros do Fundo Social (FS), criado para receber verbas oriundas da exploração do pré-sal e destinado a diversas áreas, incluindo saúde pública, ciência e tecnologia, meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas.

No mês anterior, Camilo Santana anunciou a transferência de R$ 6,1 bilhões pelo Ministério da Fazenda para o fundo responsável pelo programa, denominado Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio público, conhecido como Pé-de-Meia. Quanto ao projeto de lei que propõe alterações no novo ensino médio, o ministro instou o Congresso a considerar as contribuições da consulta pública realizada com estudantes, comunidades e educadores ao longo do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES