Governo quer posição da AGU sobre erro em sistema

Segundo Garibaldi, não está definido quem terá de ressarcir os cofres públicos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse nesta segunda-feira que já solicitou à Advocacia Geral da União (AGU) uma posição a respeito do erro de sistema, que levou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar a mais, e em alguns casos duas vezes, benefícios como auxílios-doença e aposentadorias por invalidez para cerca de 80 mil brasileiros, entre 2005 e 2008. O prejuízo estimado aos cofres da Previdência pode chegar a R$ 160 milhões.

"Essa é uma situação que certamente será reconsiderada. O INSS já apresentou o problema à AGU para que ela fixe as normas a serem obedecidas", disse o ministro, ao deixar o 6º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, evento do qual participou da cerimônia de abertura.

Segundo Garibaldi, não está definido quem terá de ressarcir os cofres públicos: os beneficiados ou o responsável pelo pagamento irregular, o INSS. "O problema é que os limites do teto a ser pago não foram obedecidos. Estamos agora na dependência da AGU (para decidir pela devolução ou não do benefício pago a mais)", afirmou o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES