Governo retomará urgência do pré-sal no Senado

Apenas a proposta que cria a nova estatal que vai gerenciar o pré-sal (ainda chamada de Petro-Sal) já passou pela Câmara e está no Senado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse hoje que o governo retomará o pedido de urgência constitucional para a tramitação dos projetos do pré-sal no Senado. Isso significa que os projetos terão que ser aprovados pela Casa em 45 dias. Por enquanto, a maior parte dos projetos do pré-sal está tramitando na Câmara, que está em recesso.

Apenas a proposta que cria a nova estatal que vai gerenciar o pré-sal (ainda chamada de Petro-Sal) já passou pela Câmara e está no Senado. Assim que acabar o recesso legislativo, o projeto que cria a Petro-Sal começará a ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Assim que as atividades do Congresso forem retomadas, a Câmara deverá concluir a votação do principal dos quatro projetos do pré-sal, que é o que cria o sistema da partilha na produção petrolífera. O texto base deste projeto foi aprovado no ano passado, mas ainda há um destaque para ser discutido do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

Depois desse, restarão ainda a apreciação pela Câmara de dois projetos: o que autoriza a capitalização da Petrobras e o que cria o Fundo Social. Jucá se reúne hoje com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a situação do seu Estado, Roraima, que normalmente recebe energia da Venezuela, mas está enfrentando redução no fornecimento devido à crise energética do país vizinho. A Eletrobrás tem atuado para suprir por meio de outras usinas este déficit em Roraima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES