Governo revisa meta fiscal para 2025 após 7 meses do marco fiscal

Novas Diretrizes Orçamentárias alteram expectativas econômicas para o próximo ano

Haddad | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após pouco mais de sete meses desde a aprovação do marco fiscal, o governo do presidente Lula (PT) anunciará uma revisão significativa em uma das metas estabelecidas para 2025.

A equipe econômica propõe a mudança da meta de superavit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para um resultado "zero a zero", com possibilidade de um deficit de até 0,25% do PIB no próximo ano.

REVISÃO DA META FISCAL PARA 2025: Na prática, a meta fiscal para 2025 será equiparada à do ano anterior. A medida será formalizada por meio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que define as principais prioridades nas contas públicas para o ano subsequente. 

CENÁRIO ECONÔMICO E IMPACTOS DA REVISÃO: Analistas do mercado financeiro têm sido céticos quanto ao cumprimento das metas fiscais desde a aprovação do marco fiscal. O foco do esforço tem sido predominantemente na arrecadação, e parte das medidas adotadas para aumentar a receita não será repetida em 2025. A revisão das metas fiscais adia o ajuste fiscal e agrava a trajetória da dívida pública, que já está em alta.

DETALHES DA REVISÃO REPERCUSSÕES FUTURAS: A meta fiscal para 2025 foi definida durante a Junta de Execução Orçamentária (JEO), composta pelos ministérios da Fazenda, Casa Civil, Planejamento e Gestão. A revisão das metas tem implicações significativas para a economia, afetando não apenas o próximo ano, mas também as expectativas para os anos subsequentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES