Governo rompe com empresa da obra do Centro de Convenções

A Setur já teria iniciado o trabalho de adequação de projetos para que seja feita uma nova licitação da obra.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de rescisão unilateral com a construtora Econ, que estava responsável pela construção e reforma do Centro de Convenções de Teresina, foi iniciado ontem pelo Governo estadual. A obra começou em 2008 e era gerenciada pela extinta Piemtur. A Secretaria de Turismo do Piauí e a Procuradoria do Estado publicaram no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União, a portaria que inicia o processo de rescisão contratual com a empresa.

A construção, que está orçada em cerca de R$ 28 milhões e tem recursos do Ministério do Turismo, teve

a obra paralisada duas vezes. Em 2011 a obra passou a ser gerida pela Secretaria de Turismo do Piauí. Com a publicação da portaria, a Setur encaminhou à Procuradoria Geral o documento e a partir de então a empresa será oficialmente notificada.

A equipe de engenharia da Setur havia sido responsável por informar o andamento da obra e iniciou a fase de reuniões com a Caixa Econômica Federal e com a empresa Econ. ?Em abril, fizemos um acordo para que a Econ contratasse 60 homens e reiniciasse os trabalhos, já que temos em conta cerca de R$ 3,6 milhões. Mas, a empresa só colocou 12 homens e a obra foi retomada em ritmo lento?, explicou o secretário de Turismo, Sílvio Leite.

Sílvio Leite contou ainda que se reuniu com o governador Wilson Martins e apresentou o relatório feito

por técnicos do Governo, apontando diversos problemas com a empresa. Paralelo à fiscalização da Caixa Econômica, que é responsável pela liberação dos pagamentos, a Setur também fez uma fiscalização no canteiro de obras e detectou irregularidades entre o que foi executado e o projeto original. ?A partir dessa fiscalização preparamos um relatório que está embasando a portaria, que inicia a rescisão unilateral do contrato com a empresa?, pontuou Leite.

A Setur já iniciou o trabalho de adequação de projetos para que seja feita uma nova licitação da obra, que está 30 % executada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES