Governo sinaliza reajuste de 7,7 por cento para aposentados

A medida depende ainda de um acordo entre os parlamentares da Câmara e do Senado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo sinalizou nesta quarta-feira estar disposto a dar um reajuste de 7,7 por cento aos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo, mas a medida depende ainda de um acordo entre os parlamentares da Câmara e do Senado e a chancela final do Executivo.

Líderes governistas do Senado, deputados da base aliada, sindicalistas e representantes dos aposentados chegaram a um entendimento sobre o percentual. No entanto, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), criticou a iniciativa, uma vez que a matéria ainda tramita na Casa. Ele é o relator da proposta na Câmara.

"Eles fizeram uma reunião, e não um acordo. Não estavam autorizados a fazer o que fizeram", disse à Reuters Vaccarezza, ameaçando defender na Câmara o reajuste 6,14 por cento, a proposta original do Executivo.

Antes, o deputado havia indicado que poderia concordar com um aumento de 7 por cento.

"Esse acordo entre Câmara e Senado é necessário, não seria possível votar uma coisa na Câmara e outra na outra Casa", afirmou a jornalistas a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), após a reunião com sindicalistas, aposentados e outros parlamentares.

O reajuste de 6,14 por cento custaria 6,7 bilhões de reais à União. Segundo Vaccarezza, um aumento de 7 por cento teria um impacto adicional de 1,1 bilhão de reais, enquanto um aumento de 7,7 por cento geraria mais 600 milhões de reais em despesas para o governo. Na Câmara, a oposição cobra um reajuste de 9 por cento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES