Governo vai revogar MP que retoma tributação sobre a folha de pagamento

Outras medidas incluídas no mesmo texto devem ser reeditadas, segundo o presidente do Congresso.

Governo vai revogar MP que retoma tributação sobre a folha | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (19), durante um evento na Suíça, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que foi estabelecido um acordo para que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogue a medida provisória que reintroduz a tributação sobre a folha de pagamentos.

A medida provisória foi promulgada no final de dezembro e divulgada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, algumas semanas após o Congresso decidir pela prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores intensivos em mão de obra.

"A minha preferência foi pela saída através do diálogo e da construção política com o ministro Fernando Haddad e o presidente Lula. Conversei com ambos. E ficou ajustado. E aqui quero dizer: a desoneração da folha de pagamentos — a despeito daqueles que concordem ou não com esse instituto, mas tendo sido uma decisão do Congresso Nacional, através de uma lei decidida pelo Congresso, e com um veto derrubado e por mim promulgada a lei — valerá", declarou Pacheco.

Além da reintrodução da tributação sobre a folha de pagamentos, a medida provisória abrange outras medidas concebidas pelo governo para atender à meta de déficit zero em 2024, ou seja, gastar apenas o que foi arrecadado no período. Conforme afirmado por Pacheco, o acordo estipula que esses aspectos serão reeditados em uma nova medida provisória.

"E há o compromisso do governo federal de reeditar a medida provisória para revogar esta medida provisória na parte que toca a desoneração da folha de pagamentos. Esse é o compromisso político que fizemos. E é assim que vai acontecer e se encaminharem as coisas", prosseguiu.

Parlamentares e entidades têm pedido a Pacheco que devolva a MP. Entenda por quê:

  • Em outubro, Câmara e Senado aprovaram a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores até 2027.
  • O texto seguiu para a sanção do presidente Lula – que, no entanto, vetou integralmente o projeto.
  • O veto voltou para a análise do Congresso, que reverteu a decisão em dezembro e promulgou a lei que estendia a desoneração até 2027.
  • Ao editar a medida provisória, o governo Lula reverteu novamente a decisão do Congresso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES