Governos interino e deposto chegam a acordo em Honduras

Acordo inclui volta do deposto ao poder, diz negociador pró-Zelaya

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os representantes dos governo interino e provisório de Honduras chegaram nesta quarta-feira (14) a um acordo que poderia resolver a crise política no país, informou Victor Meza, negociador-chefe pelo lado do presidente deposto, Manuel Zelaya. O acordo, segundo Meza, prevê a volta da situação anterior ao golpe de Estado de 28 de junho.

"Chegamos a um acordo de um texto unificado que vai ser discutido e analisado pelo presidente Zelaya e pelo senhor Micheletti", disse Victor Meza, que representava o líder deposto na negociação. "Não diria que é o fim da crise política, mas é uma saída, sim." O documento ainda precisa ser aprovado por Zelaya e pelo presidente interino, Roberto Micheletti -que, até agora, vinha se recusando a admitir a volta de Zelaya ao poder.

Representantes dos dois lados iriam consultá-los ainda nesta quarta. Honduras está em crise política desde 28 de junho, quando Zelaya foi derrubado por um golpe militar. A situação agravou-se em 20 de setembro, quando o presidente deposto voltou de surpresa no país e abrigou-se na Embaixada do Brasil, em Tegucigalpa. 12 pontos É o segundo dia de reunião entre os negociadores.

Na terça-feira (14), após sete horas de conversas, os representantes de ambos os lados disseram ter avançado em mais de 90% do Acordo de San José, proposto pelo presidente da Costa Rica, Oscar Árias, que tem 12 pontos. Os negociadores também teriam começado a analisar a restituição de Zelaya à Presidência, principal ponto do acordo, informou, de Tegucigalpa, o enviado da Globo News ao país, Rafael Coimbra. Neste meio tempo, se aproxima o prazo dado pelo presidente deposto para retornar ao poder, que vence na próxima quinta-feira (15).

O líder da Frente nacional de Resistência Contra o Golpe, Juan Barahona, deixou de fazer parte da comissão que negocia o acordo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES