Grevistas prometem parar Judiciário Federal nesta segunda-feira

Eles estão há mais de nove dias em greve, e paralisando diversas atividades.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí deverão fazer piquete na porta do Fórum Trabalhista nesta segunda-feira, 07, para impedir que se realize qualquer audiência. Eles estão há mais de nove dias em greve, e paralisando diversas atividades, mantendo apenas o índice legal de 30%.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, já pediu representação pra exclusão de prazos nas ações, devido a greve dos servidores. Segundo os representantes da categoria, os funcionários do Judiciário Federal estão há mais de cinco anos sem reajuste salarial e realizaram a greve como medida pela à falta de negociação em aprovar o plano por parte do Governo Federal.

A paralisação é uma deliberação nacional. Até o momento existem mais de 16 Estados em greve e outros já em adesão. O movimento grevista começou em junho, mas a adesão da maioria dos Estados ocorreu em outubro.

Os servidores pedem a aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), detalhado no Projeto de Lei (PL) 6613/2009, que prevê aumento de 56% e impacto anual de R$ 7,4 bilhões. O Supremo Tribunal Federal (STF) alega que o aumento real é de apenas 31%, pois o índice de 56% não atinge toda a folha de pagamento.

O último reajuste, de até 50%, foi concedido em 2006, pago em seis parcelas semestrais. Na última sexta-feira, os grevistas realizaram um movimento de mobilização no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“O arrastão foi positivo, a atividade desenvolvida mostrou que as decisões da Assembleia foram corretas. Temos que manter a greve, hoje conseguirmos crescer de forma substancial. Temos que mostrar à todos que não dá pra esperar por ninguém, nem pelo comando de greve, todos nós temos que fazer nossa parte pra fortalecer a nossa greve, e ter mais comprometimento” afirma Paulo Ferro, trabalhador do TRT e integrante do comando de greve.

Os magistrados federais já decretaram sua paralisação para o dia 30 e cancelamento de todas as atividades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES