Grupo da CPI quer que Roberto Gurgel investigue governadores

Parlamentares pedem indiciamento de Cabral, Agnelo e Siqueira Campos. Eles anunciaram entrega de relatório “independente” a procurador-geral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de parlamentares integrantes da CPI do Cachoeira anunciou que vai entregar nesta quarta-feira (21) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, um relatório "independente" que pede o indiciamento de governadores que não são citados no parecer do relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG).

[Atualização: em e-mail, a assessoria do PPS informou que a entrega foi adiada em razão da participação do procurador-geral na sessão desta quarta do julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.]

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o requerimento solicitará o indiciamento dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), por supostas irregularidades em contratos com a construtora Delta, empresa suspeita de elo com o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso durante nove meses e libertado nesta terça (20).

O documento requer ainda que o deputado federal Sandes Junior (PP-GO) seja investigado por suposto vínculo com Cachoeira. ?Também vamos pedir a quebra do sigilo e a investigação de 15 empresas fantasmas que receberam recursos da construtora Delta?, afirmou Randolfe Rodrigues.

Além de Rodrigues, assinam o requerimento que será entregue a Gurgel o senador Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados Rubens Bueno (PP-PR) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

A leitura do relatório daq CPI do Cachoeira, de autoria do deputado Odair Cunha, estava prevista para esta quarta (21), mas foi adiada para quinta (22), depois de a oposição argumentar que o documento deveria ter sido distribuído entre os integrantes da CPI 24 horas antes da apresentação oficial.

O relatório do petista pede o indiciamento de 46 pessoas, entre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).

Cunha não incluiu na lista de indiciamentos os governadores Sérgio Cabral, Agnelo Queiroz e Siqueira Campos. Ele argumentou que não há elementos que comprometam os três governadores.

Para o relator, quem precisa prestar esclarecimentos é o governador Marconi Perillo. ?O governador precisa responder por que ele se envolveu tão intimamente com a organização criminosa e deixou que ela tomasse conta do seu governo?, disse.

O deputado Onyx Lorenzoni, por sua vez, acusou o relatório de Odair Cunha de atender a interesses do governo.

?O deputado Odair está cumprindo missão política do Planalto. A CPI só investigou empresas do Distrito Federal e de Goiás. Não quis investigar órgãos como o Dnit?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES