Grupo de Heloisa Helena contesta escolha de Plínio como candidato do PSOL

A ex-senadora saiu do evento soltando farpas contra o diretório estadual de São Paulo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a legenda rachada, 89 delegados do PSOL escolheram o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio como pré-candidato à Presidência, durante sua 3ª Conferência Eleitoral Nacional, no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, em um evento paralelo, também no Rio, apoiadores da pré-candidatura do ex-sindicalista Martiniano Cavalcante --entre eles, a presidente do partido, Heloisa Helena-- reclamavam do descredenciamento dos representantes de três estados e prometiam recorrer da decisão.

Segundo participantes da plenária paralela, os representantes de Acre, Roraima e Minas Gerais tiveram o direito a voto negado na conferência nacional, "por formalidades burocráticas, sem nenhuma alegação formal", o que levou 92 delegados a se reunirem em um sindicato próximo, onde decidiram pedir um congresso extraordinário do partido.

Para Heloisa Helena, esta seria a única forma de "garantir a legitimidade nacional" da decisão do PSOL. A ex-senadora saiu do evento soltando farpas contra o diretório estadual de São Paulo, principal fonte de apoio da pré-candidatura da paulista Plínio de Arruda Sampaio. "Quem entrou no partido depois de eles ser fundado não tem o direito de rasgar a militância que o criou, com enormes dificuldades (...) em comunidades ribeirinhas da Amazônia", disse.

Responsável pela conferência e apoiador de Plínio, o secretário-geral do partido, Afrânio Boppré, atacou Heloisa Helena, classificando-a de "omissa" na organização e no fortalecimento do partido. Para Boppré, a ex-senadora --candidata do PSOL em 2006-- era a melhor opção do partido à presidência, mas errou ao não aceitar a tarefa novamente, preferindo, no primeiro momento, apoiar Marina Silva, do PV. O apoio, porém, foi rejeitado pela maioria do PSOL, devido à aliança entre PV, PSDB e DEM no Rio de Janeiro.

Ex-deputado constituinte pelo PT e candidato do PSOL ao governo de São Paulo em 2006, Plínio de Arruda Sampaio ainda contou com a desistência do ex-deputado federal Babá e disse que a "unidade" em, torno de sua pré-candidatura foi demonstrada pela presença de 15 das "17 correntes internas" do partido na conferência. "Gostaria que a senadora estivesse presente", afirmou, sobre Heloisa Helena.

Mais do que almejar a presidência, o pré-candidato contou que pretende usar o espaço da propaganda eleitoral "para mostrar que, ao contrário do que a propaganda da "direita" fala, a coisa não está maravilhosa" --incluindo seu ex-partido, PT, na classificação. "A esquerda faz agitação, porque é isso que ela tem que fazer", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES