GSI anuncia demissão de 29 servidores e vai renovar quadro funcional

A decisão, de acordo com o ministério, faz parte do processo de renovação determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Avalie a matéria:
Ministro interino do GSI, Ricardo Capelli | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, anunciou nesta quarta-feira, 26,  a exoneração de três dos quatro secretários nacionais que atuavam na pasta, além de outros 26 servidores. A decisão, de acordo com o ministério, faz parte do processo de renovação determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em comunicado oficial, o GSI afirmou que a medida visa acelerar a renovação dos quadros funcionais, atendendo a uma determinação do presidente da República. Na última segunda-feira, Cappelli informou à imprensa que o processo de renovação já havia alcançado 35% do quadro de servidores do órgão.

"A medida faz parte do processo de renovação da pasta determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", especificou a pasta.

A nomeação de Ricardo Cappelli como ministro interino ocorreu na quarta-feira passada (19), em substituição a Gonçalves Dias, que havia renunciado ao cargo após a divulgação de um vídeo em que ele aparece circulando entre extremistas que invadiram o Palácio do Planalto. Nas imagens, outros funcionários do GSI também são vistos interagindo com os invasores e até oferecendo água a eles. Gonçalves Dias alegou que sua presença no local tinha o propósito de retirar os invasores.

Paralelamente, o GSI informou que está conduzindo uma sindicância para investigar a participação de servidores nas invasões às sedes dos Três Poderes. Cappelli afirmou que está empenhado em antecipar o resultado dessa investigação, cujo prazo final é 30 de maio. "Estamos trabalhando para antecipar", declarou.

O Ministério do GSI não divulgou informações detalhadas sobre os motivos específicos das exonerações dos secretários nacionais e dos servidores. A expectativa é que novas nomeações e medidas sejam anunciadas nos próximos dias, no contexto da renovação em curso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES