GSI justifica presença de ministro no Planalto nos atos de 8 de janeiro

Vídeo divulgado pela CNN Brasil mostra ministro Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto no momento da invasão.

GSI justifica presença de ministro no Planalto nos atos de 8 de janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (19), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu uma nota explicando a presença do ministro Gonçalves Dias, chefe do órgão, no Palácio do Planalto no momento em que ocorriam os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

A CNN Brasil divulgou um vídeo mostrando a presença de Gonçalves Dias e outros funcionários do GSI no Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Nas imagens, é possível ver os membros do GSI circulando entre os golpistas. Um dos funcionários até conversa com os invasores e os cumprimenta, enquanto outro entrega água mineral para eles.

De acordo com a nota divulgada, o GSI alegou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança, cujo objetivo inicial foi evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto.

"A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos", explicou o GSI.

Além disso, a pasta informou que as condutas dos agentes envolvidos nas imagens estão sendo investigadas por meio de uma sindicância investigativa instaurada, e que, caso sejam comprovadas condutas irregulares, os respectivos autores serão responsabilizados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com ministros nesta tarde. A reunião não estava prevista inicialmente em sua agenda. Há a expectativa de que Gonçalves Dias esteja presente.

Ministro não vai a audiência na Câmara

O ministro Gonçalves Dias estava programado para comparecer à Comissão de Segurança da Câmara às 14h desta quarta-feira para falar sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. No entanto, quando a audiência foi marcada, ainda não era de conhecimento público a presença do ministro no Palácio do Planalto durante os atos golpistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES