Guedes anuncia a criação da 1ª Apae Rural do Piauí

A primeira Apae Rural do Estado funcionará no município de Colônia do Piauí, que fica localizada a 26 km de Oeiras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI), Francisco Guedes, anunciou, no último domingo (21), a criação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Rural no Piauí. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração das novas instalações do Hospital Regional Deolindo Couto, no município de Oeiras, a 268 km de Teresina.

A primeira Apae Rural do Estado funcionará no município de Colônia do Piauí, que fica localizada a 26 km de Oeiras, e será implantada através de parceria entre o Emater, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Programa Crédito Fundiário no Piauí e, ainda, com a Prefeitura Municipal de Colônia e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O município já possui uma associação de pais e amigos dos excepcionais coordenada por Nazaré e Nazareno Aguiar. ?Eles lutam incansavelmente por essa aquisição?, diz Guedes. ?Buscamos o apoio de dona Rejane Dias, secretária da Seid, para que pudéssemos montar essa Apae Rural e, hoje, conseguimos uma Apae exclusiva para os que vivem no campo.

Inclusão no campo

A montagem da primeira Apae Rural encontra-se em fase conclusiva e a inauguração deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, equipada com casa, água encanada, energia elétrica a apoio a projetos produtivos.

?Os projetos na área de assistência técnica e extensão rural devem beneficiar, exclusivamente, pessoas com deficiência?, explica Guedes, reforçando que através disso estará se aplicando a inclusão social no campo. ?Que eles possam trabalhar, seja numa horta comunitária, seja na agroindústria do caju, seja no beneficiamento de doce ou cajuína, da polpa do caju?, comenta o diretor-geral, enfatizando que o importante é que seja em alguma atividade onde se descubra seus potenciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES