Hacker que invadiu e-mail de Dilma afirma que tentou avisá-la

Douglas afirma que chegou a ir ao Palácio do Planalto, mas não foi ouvido.

Avalie a matéria:
O hacker, que se identificou como Douglas, em conversa com repórteres do jornal Folha de S. Paulo. | Folha de S. Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hacker que violou o e-mail da presidente Dilma Rousseff e o do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) afirmou que tentou avisar o Palácio do Planalto sobre a fragilidade da conta eletrônica, mas não teve sucesso. O hacker, que se identifica como Douglas Lopes, criou uma conta no microblog Twitter (@douglaslopesweb) no dia 19 de julho e conversou com a reportagem do jornal Folha de S. Paulo por e-mail nos últimos dias.

Ele escreveu ontem: "Tentei avisar a #dilma sobre a vulnerabilidade do e-mail e do site do PT. Não acreditaram em mim. Fui até no Palácio do pl [Planalto]". A publicação revelou em 30 de junho que Douglas invadiu o correio eletrônico pessoal de Dilma durante a campanha de 2010. Copiou e-mails que ela recebeu e tentou vendê-los a partidos de oposição. Também ofereceu as mensagens à reportagem, que rechaçou a proposta e noticiou a invasão do e-mail.

No dia seguinte, a Polícia Federal abriu inquérito para apurar o episódio. Desde então, a PF se recusa a comentar o andamento da investigação, que corre sob sigilo. Não confirma nem se Douglas prestou depoimento. Por e-mail, Douglas disse que esteve num prédio da PF, onde "prestou esclarecimentos". A PF teria apreendidos "alguns notebooks", além de outros "equipamentos eletrônicos, o celular da sua mãe e outro HD".

Ele disse estar arrependido e descreveu a tentativa de venda dos dados como um "deslize", por estar "precisando de grana, com a esposa doente e prestação do carro atrasada". O hacker também afirmou que tentou vender as informações por estar com medo de retaliações do PT ("medo do PT, do que o pessoal fala sobre o PT, eu queria tentar fazer minha segurança").

A assessoria de imprensa do Planalto informou que não comentaria o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES