Haddad diz que Brasil teve 10 anos de irresponsabilidade fiscal e precisa “aproveitar janela de oportunidades”

O Ministro da Fazenda falou sobre a necessidade de superar desafios econômicos e políticos e a importância de um pacto entre os Três Poderes.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Diogo Zacarias/MF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), destacou em entrevista ao Podk Liberados, com os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PSB-GO), a necessidade crucial de o Brasil romper com uma década de desafios marcada por irresponsabilidade fiscal e estagnação econômica. 

Divisões dos Poderes: Haddad apontou que, ao longo de 10 anos, desde 2015 até 2022, o país enfrentou profundas divisões entre os Poderes e uma série de medidas que desequilibraram as finanças públicas, resultando em um período de baixo crescimento econômico.

“A única forma do Brasil dar certo é virar uma página que foi escrita durante 10 anos. Ao longo de 10 anos, eu diria que desde 2015, depois da reeleição da Dilma Rousseff, os Poderes se desentenderam completamente, até 2022, que foi uma eleição muito conturbada, com uma série de medidas que desorganizaram as finanças públicas”, disse Haddad.

Pacto dos Três Poderes: O ministro enfatizou a urgência de virar essa página da história brasileira, caracterizada por uma "página da confusão" de 10 anos, na qual erros foram cometidos. Haddad ressaltou a importância de um "pacto dos Três Poderes" para restaurar a ordem diante dessa "desarrumação" e aproveitar as oportunidades presentes. Ele alertou para os desafios políticos e interesses diversos envolvidos na tramitação das leis, destacando a necessidade de compreender os riscos e as oportunidades que o país enfrenta atualmente.

Futuro do Brasil: Haddad também abordou questões como a relação entre Executivo e Legislativo, além do papel do governo federal em relação ao Banco Central, expressando otimismo em relação ao futuro do Brasil, desde que os desafios sejam enfrentados de maneira eficaz, enfatizando a importância de evitar práticas que comprometam o interesse público, especialmente no contexto da transição para energias limpas.

“Nós estamos precisando arrumar algumas coisas para aproveitar uma janela de oportunidades, que está aberta neste momento para o Brasil”, acrescentou.

Com informações do CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES