Haddad quer tirar dependentes da Cracolândia ofertando emprego

Prefeito diz que gestão finaliza novo programa e vê caso de “saúde pública”.

Em ação no começo de 2012, policiais ocupam Rua Helvétia, que foi tomada por viciados | Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois anos após a ação dos governos estadual e municipal na Cracolândia, no Centro de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou nesta segunda-feira (6) que não adotará medidas "higienistas" e irá lançar um programa para oferecer trabalho aos dependentes químicos que vivem nas ruas da região.

A Cracolândia voltou a chamar atenção das autoridades públicas após a construção de uma favela que se formou nas ruas Dino Bueno e Helvétia com a montagem de barracas sobre as calçadas.

?Nós estamos tratando isso como um problema de saúde, nós não vamos tratar com violência. Nós temos que aprender com o passado, não podemos repetir os erros já cometidos. Então vamos afastar qualquer tipo de abordagem higienista?, afirmou Haddad.

Segundo o prefeito, a gestão municipal está conversando há cerca de um mês com as lideranças dos dependentes que vivem nas ruas na região da Cracolândia.

Para minimizar os impactos negativos e tentar modificar a paisagem do local, o prefeito promete adotar um modelo europeu para auxílio de pessoas em situação de rua que são dependentes químicos.

?Nós vamos adotar um programa que está sendo terminado agora. Hoje tenho a tarde inteira de trabalho sobre esse tema. Estive com o governador semana passada para tratar desse tema. Estamos há um mês com as equipes interagindo para voltar à região de maneira civilizada, dando alternativas para aquelas pessoas?, ressaltou.

?Nós vamos adotar um programa muito parecido com um programa que hoje tem um apelo muito forte na Holanda de inspiração canadense, que é oferecer pela própria Prefeitura trabalho para aquelas pessoas?, afirmou Haddad.

De acordo com o prefeito, uma pesquisa realizada com os dependentes químicos da região mostra que a grande maioria das pessoas que vivem no local é formada por ex-presidiários. ?A grande maioria das pessoas são egressas do sistema prisional. São pessoas que tem grande dificuldade de ressocialização, não conseguem emprego e não conseguem voltar para o seio familiar?, destacou.

Ação polêmica em 2012

Batizada de "Ação Integrada Centro Legal", a intervenção comandada pelo governo do estado terminou em protestos e representação do Ministério Público. Após registro de imagens que mostravam ação ostensiva da PM, o governador Geraldo Alckmin decidiu proibir o uso de bombas de efeito moral e balas de borracha em ações na Cracolândia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES