Heráclito diz que Legislativo “apanha de forma desproporcional”

Senador critica o executivo e defende o legislativo

h | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio à onda de denúncias que atingiu o Legislativo nas últimas semanas, o primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse nesta sexta-feira que a Casa tem "apanhado de forma desproporcional" se comparado ao que acontece "do outro lado da rua" --numa referência ao Poder Executivo.

"O Senado tem apanhado muito. Mas não esqueçam o que acontece do outro lado da rua. É lá onde mora o perigo. Isso [críticas] é desproporcional", afirmou.

Sem entrar em detalhes sobre eventuais irregularidades cometidas pelo governo federal, Heráclito disse que o Senado não vai recuar na decisão de restringir o uso de passagens aéreas aos parlamentares. Os senadores que não respeitarem as novas regras das passagens, segundo o secretário, estão sujeitos a responder no Conselho de Ética da Casa sobre as irregularidades.

"Estamos com as regras claras, quem não cumprir, o Senado tem mecanismos levar ao Conselho de Ética", afirmou.

O Senado decidiu esta semana restringir o uso da cota de passagens aéreas dos parlamentares exclusivamente aos 81 senadores e seus assessores diretos que estejam em missão oficial. A Casa proibiu que os senadores repassem a cota para familiares e terceiros, como chegou a ser anunciado na semana passada. Também estão proibidas viagens particulares ao exterior com a cota de passagens do Senado.

A Câmara anunciou medidas semelhantes de restrição no uso dos bilhetes, mas recuou ao decidir levar o caso para análise do plenário. Heráclito disse que, ao contrário da Câmara, o Senado não vai voltar atrás nas alterações --uma vez que o plenário da Casa aprovou as mudanças. "Foi aprovado pela Mesa Diretora [a mudança] e o plenário referendou", afirmou o senador.

Heráclito disse que o Senado não possui uma "equipe de investigação" para analisar se há mau uso da cota de passagens aéreas pelos parlamentares. A fiscalização, segundo o secretário, cabe à diretoria-geral da Casa. Ao constatar abusos, Heráclito disse que a direção do Senado encaminha as denúncias à primeira secretaria.

Questionado sobre a decisão da Casa de tornar públicas as informações sobre gastos com passagens, Heráclito disse que a medida vai depender da "agilidade" de cada gabinete em repassar as informações para o comando do Senado. Com as mudanças, os senadores terão que enviar as informações sobre os bilhetes voados até 90 dias depois de utilizados.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Planalto, que não vai comentar as declarações de Heráclito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES