Heráclito Fortes vai analisar efetivação de 82 estagiários sem concurso no Senado

Há 17 anos, quando a decisão foi adotada, a própria CCJ analisou parecer que autorizou a medida

Heráclito vai analisar efetivação de estagiários | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), anunciou nesta terça-feira (21) que a suposta efetivação irregular de 82 estagiários, feita por meio de atos secretos, será levada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A incorporação dos servidores no quadro efetivo da Casa ocorreu em 1992, quando a Constituição já determinava a realização de concurso público para a efetivação de trabalhadores no serviço público.

Há 17 anos, quando a decisão foi adotada, a própria CCJ analisou parecer que autorizou a medida. Por esse motivo é que o assunto será novamente encaminhado ao grupo.

?Essa questão já causou muita polêmica no passado. Por isso, queremos um parecer da CCJ, porque a questão é difícil. Há servidores que já faleceram e é preciso ver a questão dos dependentes?, explicou Fortes, fazendo referência ao fato de que, dos 82 estagiários efetivados, sete já estão aposentados e seis morreram ? neste caso, os parentes recebem pensão. "Mas, no meu entendimento, essas nomeações não têm respaldo legal."

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é o presidente da CCJ. Por meio de sua assessoria, ele revelou que vai assumir a relatoria do caso para apresentar um parecer atestando a ilegalidade das nomeações.

Segundo reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a contratação dos 82 estagiários foi autorizada pelo então presidente do Senado, Mauro Benevides (PMDB-CE), que atualmente é deputado federal. Ofício assinado em 1991 por Benevides autorizava Agaciel Maia, então diretor-executivo da gráfica, a efetivar os estagiários no ano seguinte ? depois da promulgação da Constituição, que proíbe, desde 1988, nomeações sem concurso público

O primeiro-secretário também afirmou que o Senado vai avaliar a possível responsabilidade de senadores pela medida. Ele não descartou a possibilidade de acionar os parlamentares que participaram da decisão, caso ela seja declarada ilegal.

Atos secretos

Na segunda-feira, a comissão criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para analisar a anulação de 663 atos secretos editados nos últimos 14 anos apresentou uma nova contagem. De acordo com a Diretoria-Geral da Casa, o número de ações secretas caiu de 663 para 544 atos administrativos que não tiveram publicidade.

Também nesta segunda, a Diretoria-Geral do Senado confirmou que 218 servidores da Casa foram nomeados por ato secreto. O número faz parte de um relatório assinado pelo advogado-geral, Luis Fernando Bandeira de Melo, que recomendou a demissão imediata de todos esses funcionários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES