Hildeth toma posse e cobra autonomia financeira na Defensoria Pública

Hildeth Evangelista foi empossada como a nova defensora pú-blica geral do Estado, substituindo Norma Lavenère, na manhã de ontem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ser nomeada pelo governador Wellington Dias (PT) na última semana, Hildeth Evangelista foi empossada como a nova defensora pública geral do Estado, substituindo Norma Lavenère, na manhã de ontem, em solenidade no Cineteatro da Assembleia.

O evento contou com a presença de representantes de diversos Poderes, incluindo a vice-governadora Margarete Coelho (PP) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, William Guimarães.

A posse marca o início de um mandato de dois anos, que tem como principal desafio a regionalização do órgão, atentando primordialmente para as Comarcas do interior.

Com este intuito, a gestora revelou em entrevista ao Jornal Meio Norte o plano que pretende adotar para reduzir o déficit de pessoal, tendo a ciência que apenas 25 das 93 Comarcas do Estado possuem um representante fixo.

“O plano é a realização efetiva de concurso, até mesmo que possamos estar provendo e cumprindo a tão falada emenda constitucional que prevê que todas as Comarcas tenham um defensor”, disse.

Ainda neste âmbito, a defensora impôs a estruturação da Defensoria Itinerante, minimizando os empecilhos encontrados nos demais municípios, para ele, a questão financeira é uma dificuldade, contudo, não é a única.

“Falta a autonomia financeira e administrativa, constitucionalmente nós já somos dotados de uma autonomia, mas ainda não a exercemos, com a efetivação dessa autonomia nós poderemos nos programar e nos planejar para estarmos gradativamente ocupando os espaços”, destacou.

Sob essa perspectiva, a conversa com o Executivo tem se estendido, de modo que a autonomia do órgão possa se concretizar. Segundo a vice-governadora Margarete Coelho, o Estado tem o compromisso de contribuir com a DPE-PI.

“A lei prevê, mesmo que a Defensoria Pública esteja presente em todas as Comarcas e há essa intenção, sim, obviamente há um limitador intransponível, que é a questão orçamentária”, afirmou. De acordo com a gestora, esse ponto vem sendo pensado.

“Vamos trabalhar para aumentar a arrecadação, que a máquina arrecadadora funcione e eu não estou falando de arrocho fiscal e sim de que a máquina seja competente na arrecadação, a fim de que nós possamos realizar esse tipo de ato, o preenchimento dos cargos”, concluiu.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES