“Hoje a demanda interna é maior do que se produz”, enfatiza o Deputado Uchôa

A Audiência Pública “Aproveitamentos hidrelétricos do Rio Parnaíba” que debateu e analisou as questões ambientais e socioeconômicas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Audiência Pública ?Aproveitamentos hidrelétricos do Rio Parnaíba? que debateu e analisou as questões ambientais e socioeconômicas aconteceu nesta quarta feira, dia 10. Participaram do evento o Deputado Antonio Uchôa, o Deputado Chico Leitoa, o Secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira, representando o governador Wellington Dias, dentre outras autoridades.

Esta audiência é parte de uma seqüência de audiências desta natureza com o intuito de conscientizar a população para a importância da construção das hidrelétricas. O projeto prevê a construção de cinco usinas, com capacidade de 470 mil megawatts, duas vezes a capacidade de Boa Esperança. Em média 16 mil pessoas terão de deixar suas casas, mais de quatro mil piauienses. No total, o custo está estimado em R$ 2 bilhões.

Segundo o Deputado Antonio Uchoa, existe uma resistência interna daqueles que prezam pelo meio ambiente e, da população que reside por aquelas regiões. ?Isto gera um debate entre a população, estudiosos, empresários e presidentes da Associação dos Moradores de algumas regiões. Mas é importante que todos saibam que o governo vai instalar as famílias em locais seguros e, se necessário, com um espaço próprio para a agricultura?, explica.

Uchôa foi convidado para compor a mesa de honra do evento por ser Engenheiro Elétrico mas, principalmente, por levantar questões sobre a energia do estado como o Programa Luz Para Todos, por exemplo. ?Hoje o Piauí importa energia e tem capacidade de produzir tanto no rio Parnaíba como através dos demais?, frisou.

A Audiência Pública foi uma oportunidade de justificar para a população a importância da hidrelétrica e, também, para ouvir os questionamentos ali levantados. Hoje a demanda interna é maior do que se produz e a conseqüência é uma energia com preços mais altos para o consumidor. ?Foi importante ouvirmos a população pois foi enfatizado o que estas construções vai causar na vida dos moradores da região?, complementa Uchôa.

De acordo com o Deputado a construção das hidrelétricas tornará o Estado forte para competir no mercado. ?São 5 hidrelétricas e isto é muito importante para o Piauí. Após a construção o Estado terá mais autonomia na produção de energia elétrica. Mas é considerável analisar a situação daqueles que ali construíram suas vidas e histórias. Este evento foi uma oportunidade de verificarmos o que a população contesta, através de um espaço democrático e preceitos ambientais, como também para mostrar a toda a sociedade o que realmente esta acontecendo e a importância deste projeto para o nosso Piauí. Desta forma caminharemos em busca de um nivelamento tecnológico?, finalizou Antonio Uchôa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES