Homicídios de negros, indígenas e população LBTQIA+ aumentaram entre 2020 e 2021

Taxa geral caiu 4,8%, mas mortes de grupos minoritários não acompanharam tendência.

Homicídios de negros, indígenas e população LBTQIA+ aumentaram | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informações do Atlas da Violência indicam um aumento nos casos de homicídios direcionados a grupos sociais minoritários durante o período de 2020 a 2021, destacando-se principalmente os ataques contra mulheres, negros, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+.

Os dados do Atlas da Violência 2023 foram divulgados em Brasília nesta terça-feira (5) durante a manhã. Essa análise se fundamenta em fontes do Ministério da Saúde referentes ao ano de 2021.

O aumento no número de homicídios para determinados segmentos da sociedade contrasta com a redução de 4,8% na taxa geral.

“Se é verdade que a taxa de homicídios tem caído no Brasil a partir de 2018 para cá, o que acontece é que neste últimos anos houve um recrudescimento importante da violência contra determinados grupos sociais, em particular contra negros, mulheres e indígenas”, afirmou o coordenador da pesquisa e técnico do Ipea Daniel Ricardo de Castro Cerqueira.

Os especialistas apontam como possíveis causas para a disparidade nos dados o agravamento de discursos extremistas direcionados a esses grupos, que coincidiu com o período do governo Jair Bolsonaro entre 2019 e 2022, e os impactos mais severos da pandemia da Covid sobre as populações vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES