Ibaneis Rocha torna 8 de janeiro como Dia em Defesa da Democracia

Por conta dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, o próprio governador chegou a ser afastado do cargo

Governador Ibaneis Rocha | Cristiano Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) sancionou nesta sexta-feira, 21, a lei que torna a data de 8 de janeiro como o Dia em Defesa da Democracia. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).  De autoria do deputado distrital Gabriel Magno, do Partido dos Trabalhadores, o projeto de lei foi aprovado no plenário da Câmara Legislativa (CLDF) no dia 27 de junho, instituindo o 8 de janeirodata em que ocorreram os atos antidemocráticos, que invadiram a sede dos três Poderes, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. 

Nos atos ocorridos naquele final de semana, manifestantes invadiram os prédios da Praça dos Três Poderes, inconformados com o resultado das urnas de outubro do ano passado. Quando o projeto foi votado no plenário, o Projeto de Lei contou somente com um voto contrário, do distrital Thiago Manzoni, do Partido Liberal.  Com a sanção, projeto de lei entra em vigor e passa a valer imediatamente. Sendo assim, o dia 8 de janeiro de todos os anos será uma data em defesa da democracia.

Por conta dos atos antidemocráticos, foi instalada uma CPMI para investigar os responsáveis, onde já foram ouvidos vários suspeitos. Na ocasião, vários manifestantes foram conduzidos à prisão. O próprio Ibaneis Rocha foi investigado e até afastado do cargo e foi alvo de mandado de busca e apreensão em sua casa e no Palácio Buriti, sede do governo do DF, bem como o antigo escritório de advocacia de Ibaneis.

Na época, a busca e apreensão nos endereços do governador foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes. Além do governador, Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário interino de Segurança Pública do DF, também é alvo de buscas.  Ibaneis chegou a ser afastado do Governo por 90 dias e respeitou a decisão do ministro e afirmou na época que tem  “fé na Justiça e nas instituições democráticas”.

No dia 16 de março, o governador Ibaneis Rocha voltou a ocupar o cargo. Ele foi autorizado a voltar ao comando do DF pelo ministro Alexandre de Moraes. O STF chegou a registrar 1,2 mil réus pelos atos de 8 de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES