Ibope registra empate técnico em Fortaleza

Ibope, contratado pela TV Verdes Mares, ouviu em Fortaleza total de 602 eleitores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto ?ltimos, O Ibope, contratado pela TV Verdes Mares, ouviu em Fortaleza um total de 602 eleitores sobre as elei?es de outubro pr?ximo para a Prefeitura da Capital cearense. Como a margem de erro estabelecido pelo Instituto ? de 4 pontos percentuais, os tr?s primeiros candidatos com maior pontua??o: Moroni Torgan (DEM), Luizianne Lins (PT) e Patr?cia Saboya (PDT), est?o empatados.

Para efeito de tabula??o, observa o Instituto na apresenta??o dos resultados. O grupo de idade dos entrevistados variou de 16 anos a maior de 50 anos, divididos entre as diversas faixas de escolaridade e de renda. As perguntas cujas somas das porcentagens n?o totalizam 100% s?o decorrentes de arredondamentos ou de m?ltiplas respostas.

O Objetivo da pesquisa foi levantar junto ? popula??o da ?rea em estudo opini?es relacionadas a assuntos pol?ticos/administrativos. O modelo de amostragem utilizado foi o de conglomerados em dois est?gios. As entrevistas s?o pessoais com utiliza??o de question?rio elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e foram realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente treinada para a abordagem. Houve filtragem em todos os question?rios ap?s a realiza??o das entrevistas e fiscaliza??o em aproximadamente 20% dos question?rios.

Relat?rio

O relat?rio da pesquisa diz que ?a disputa pela Prefeitura de Fortaleza est? concentrada entre tr?s principais candidatos? Moroni tem 30%, Luizianne Lins com 29% e Patr?cia Saboya tem 24%. ? Os tr?s candidatos t?m grande vantagem em rela??o aos demais, j? que na quarta coloca??o est? Renato Roseno (PSOL) com 2% das men?es, Adahil Barreto (PR), Luiz Gast?o (PPS) e Pastor Neto (PSC) s?o mencionados, cada um, por 1% dos entrevistados, enquanto Aguiar Jr (PTC) e Carlinhos (PCB), embora lembrados, n?o atingem 1% das men?es. Os votos brancos e nulos totalizam 6% e o mesmo percentual de entrevistados (6%) diz n?o saber em quem votariam para prefeito? de Fortaleza.

Prossegue o relat?rio do Ibope: O percentual de entrevistados que dizem n?o saber em que m votariam se as elei?es fossem hoje atinge 49% quando a pergunta ? feita sem a apresenta??o do disco com os nomes dos candidatos. Nessa situa??o, Luizianne Lins ? citada espontaneamente por 17% dos entrevistados, Moroni tem 13% das men?es e Patr?cia fica com 8%, enquanto Luiz Gast?o e Renato Roseno tem 1% das inten?es de voto. Outros candidatos mencionados n?o atingem, juntos, 1% das inten?es de voto. Os votos brancos e nulos s?o declarados por 7% e outros 3% preferem n?o responder a esta quest?o?.

Segundo Turno

A pesquisa tamb?m indagou sobre a realiza??o de um poss?vel segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Foram feitas tr?s simula?es com os candidatos Moroni, Luizianne e Patr?cia. Patr?cia ganharia a elei??o de Moroni e Luizianne em um segundo turno. Patr?cia disputando com Luizianne, a pedetista teria 50% contra 38% da petista. Patr?cia disputando com Moroni. Ela teria 47% contra 43% ele e Finalmente Luizianne disputando com Moroni a vit?ria seria da petista que teria 49% contra 40% do candidato dos Democratas.

Rejei??o

Sobre a rejei??o dos candidatos, diz o relat?rio do Ibope: ?O menor ?ndice de rejei??o ? da candidata Patr?cia (11%) e os maiores s?o os de Luizianne Lins e Pastor Neto (33% e 29%, respectivamente). Os demais candidatos apresentam ?ndices de rejei??o entre 22% e 25%, sendo que Moroni fica com 23% e apenas 2% dos entrevistados declaram que poderiam votar em qualquer dos candidatos a prefeito, 12% n?o sabem e 3% preferem n?o responder a quest?o?, concluiu.

Repercuss?o

A candidata da coliga??o ?a??o, sa?de e respeito, assim Fortaleza tem jeito?, Patr?cia Saboya (PDT), afirmou que v? o resultado da pesquisa TV Verdes Mares/Ibope, apenas como conseq??ncia do que j? vem ocorrendo desde as ?ltimas sondagens do Vox Populi e Datafolha. ?A tend?ncia ? de crescimento da campanha, l?gico que reflete apenas um momento, pois ainda h? muita campanha. No entanto, fico feliz com o reconhecimento da popula??o, mas sempre lembrando que a campanha est? come?ando?, refor?ou.

A coordena??o de campanha da coliga??o ?Fortaleza Cada Vez Melhor?, informou que a candidata ? reelei??o, Luizianne Lins (PT), estava gravando programa eleitoral no momento que a reportagem do Di?rio do Nordeste foi contact?-la.

O candidato do PPS, Luiz Gast?o Bittencourt declarou que n?o tinha como fazer uma an?lise mais embasada, pois a pesquisa n?o mostrou os n?meros da pesquisa espont?nea. ?Os n?meros s?o muito semelhantes, umas das outras, mas precisava saber os n?meros da espont?nea, pois nestes, ? onde h? o maior n?mero de eleitores indecisos?, refor?ou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES