Idade mínima para trabalhar poderá ser reduzida de 16 para 14 anos

O trabalho a partir dos 14 não é proibido mas é limitado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados está anlisando propostas que preveem e a redução da idade mínima para trabalhar de 16 para 14 anos. Atualmente, cinco PECs (Proposta de Emenda à Constituição) estão sendo estudadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Para ser contratado, o jovem teria que ter passado ao menos um ano na condição de aprendiz. Uma proposta do deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) permite o trabalho aos menores desde que eles estejam frequentando regularmente a escola.

Stanley Gacek,  diretor-adjunto da OIT no Brasil (Organização Internacional do Trabalho), criticou as novas propostas. "Como em 2009 o Brasil elevou a escolaridade mínima de 14 para 17 anos, por meio de uma emenda à Constituição, nós deveríamos discutir uma PEC para a elevação da idade mínima do trabalho para 17 anos, e não uma redução para 14 anos", disse.

Para a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, a redução provocaria diminuição da escolaridade. "A redução da idade mínima necessária para se trabalhar no Brasil provocará, além da diminuição da escolaridade, uma baixa qualificação daquele jovem. Ela incentivará o abandono da escola. Trata-se de um equívoco histórico", afirma.

O trabalho a partir dos 14 não é proibido mas é limitado pela Constituição Federal. Ela permite uma jornada de no máximo seis horas na condição de aprendiz, em contratos de até dois anos quando o jovem trabalha e estuda ao mesmo tempo com o objetivo de capacitar-se para a profissão que exerce. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES