Ideli Salvatti assume a Secretaria de Relações Institucionais

Luiz Sérgio deve ocupar o cargo que antes era de Ideli, assumindo o Ministério da Pesca e Aquicultura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luiz Sérgio deixou nesta sexta-feira a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e será substituído no cargo pela ex-senadora e atual ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Os dois devem se manifestar sobre a troca realizada pela presidente Dilma Rousseff no final da tarde de hoje.

Luiz Sérgio deve ocupar o cargo que antes era de Ideli, assumindo o Ministério da Pesca e Aquicultura. Uma nota sucinta divulgada pela Presidência da República confirmou o convite da presidente para Ideli assumir a secretaria e anunciou as posses dos dois para a próxima segunda-feira.

A movimentação em torno de um nome para substituir Luiz Sérgio na articulação política do governo intensificou-se esta semana, depois da saída de Antonio Palocci da Casa Civil e da nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para sucedê-lo. Com a saída de Palocci, criou-se uma lacuna na articulação política, que não poderia ser preenchida pela senadora, que terá uma gestão técnica à frente da Casa Civil.

Com o ganho de poder no cargo de Luiz Sérgio, vários nomes da Câmara dos Deputados foram cogitados para assumir a articulação, entre eles o do líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), o do ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e o do deputado Pepe Vargas (RS). O deputado peemedebista Mendes Ribeiro (RS) também foi lembrado. Vaccarezza chegou a ser dado como favorito, mas o nome de Ideli foi o escolhido pela presidente.

A troca foi acertada em encontro no Palácio do Planalto, nesta sexta. Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff participou de uma cerimônia da Marinha e Ideli sentou-se atrás da presidente, que também teve a companhia de Vaccarezza e Marco Maia no evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES