Ideli Salvatti e Arthur Virgílio são intimados a depor como testemunhas no caso Mensalão

Além deles, cinco deputados federais também foram intimados, após terem sido arrolados como testemunhas por diferentes réus

Ideli Salvatti e Arthur Virgílio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal intimou na semana passada sete parlamentares a prestarem depoimento no caso mensalão. Entre as autoridades intimadas a comparecerem à Justiça no próximo dia 17, na condição de testemunhas de defesa, estão o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Além deles, cinco deputados federais também foram intimados, após terem sido arrolados como testemunhas por diferentes réus na ação penal do mensalão. Os deputados intimados são Benedito de Lira (PP-AL), Hermes Parcianello (PMDB-PR), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Wladimir Costa (PMDB-PA).

De acordo com a 12ª Vara Federal do Distrito Federal, todos os sete parlamentares foram intimados com base em uma norma definida no dia 22 de outubro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A regra fixa o prazo de 30 dias para as autoridades que têm prerrogativa de foro marcarem data e horário para serem ouvidas como testemunhas convocadas em processos judiciais.

A norma estabelece que, caso a autoridade não se manifeste nesse período de 30 dias, ela perca a prerrogativa de marcar dia, hora e local para o depoimento. Assim, a Justiça fica autorizada a não mais convocar a autoridade, mas intimá-la a comparecer ao juízo como testemunha comum.

O STF estabeleceu a regra para evitar a paralisação no andamento de processos. Segundo o relator da ação penal do mensalão no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, muitas autoridades marcam oitivas e depois não comparecem a nenhuma delas.

Intimação

Quando intimada, conforme ocorreu com os sete parlamentares, a autoridade fica obrigada a comparecer ao depoimento, sob o risco de o juiz determinar que ela seja conduzida a força.

O senador Arthur Virgílio, por exemplo, foi arrolado como testemunha de defesa do ex-deputado José Janene, réu no caso mensalão. Já Ideli Salvatti será ouvida na condição de testemunha de defesa dos réus Professor Luizinho (PT-SP), ex-deputado federal, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

O mensalão foi classificado pelo Ministério Público Federal (MPF) como um esquema no qual parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio a projetos do governo no Congresso. O MPF foi o órgão responsável por denunciar o esquema ? a denúncia foi aceita em agosto de 2007 pelo Supremo, que abriu uma ação penal para julgar o caso.

Desde outubro, diversas autoridades arroladas como testemunhas de réus no caso mensalão têm prestado depoimento à juíza Pollyana Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal do DF. Entre os que já prestaram depoimento estão a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ex-ministro da Fazenda e atual deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Procurado pelo G1, o gabinete de Virgílio informou que ele não havia marcado o depoimento até então devido a uma série de compromissos que comprometiam sua agenda. A assessoria do tucano garantiu que ele irá comparecer ao depoimento do próximo dia 17.

A assessoria de imprensa da senadora Ideli informou que ela ainda não recebeu "nenhum comunicado oficial" sobre a intimação, mas garantiu que a petista irá depor no dia 17. Em relação aos deputados, todos os que o G1 conseguiu contato alegaram agenda cheia, mas adiantaram que vão atender a intimação da Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES