Impeachment: Imprensa vê Carnaval e “insurreição de hipócritas”

“Parecia um carnaval”, disse o site do semanário alemão Die Zeit.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jornais mundo afora destacaram o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que foi aprovado e a partir de agora segue para o Senado. Os jornais europeus, com reportagens e transmissões ao vivo, deram atenção para o comportamento dos deputados federais no plenário. O conhecido site do semanário alemão Die Zeit  destacou que a votação na Câmara "mais parecia um carnaval".

"Nesse dia decisivo para o destino político da sétima maior economia do mundo, o que se viu foram horas de deputados aos berros, que se abraçavam, tiravam selfies e entoavam canções", declarou o correspondente Thomas Fischermann.

"Nos discursos dos representantes do povo havia tudo o que se possa imaginar: lembranças aos netos, xingamentos contra a educação sexual nas escolas, paz em Jerusalém, elogio a um torturador do antigo governo militar, o jubileu de uma cidade e assim por diante", afirma o jornal.

O correspondente Jens Glüsing, em uma analise  intitulada "A insurreição dos hipócritas", do site da revista Der Spiegel, disse que o Congresso brasileiro mostrou sua "verdadeira cara". "A maior parte dos deputados evocou Deus e a família na hora de dar o seu voto. Jair Bolsonaro até mesmo defendeu, com palavras ardentes, um dos piores torturadores da ditadura militar", escreve o jornalista.

O jornal britânico The Guardian enfatizou que há um Congresso "hostil e manchado pela corrupção" que votou pelo impedimento da presidente. "O ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, o deputado de extrema direita do Rio de Janeiro, dedicou seu voto a Carlos Brilhante Ustra, o coronel que comandou a tortura do DOI-Codi durante a era ditatorial", e levou "uma cusparada do deputado de esquerda Jean Wyllys".

O jornal espanhol El País em um artigo: "Dilma Rousseff recebeu um empurrão, talvez definitivo, para sair da presidência do Brasil pela porta de trás da história". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES