Início do governo Obama tem 68% de aprovação, diz pesquisa

Início do governo Obama tem 68% de aprovação, diz pesquisa24 de janeiro de 2009 • 18h41 •

Capitolio Foto satelite dia da posse | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa divulgada neste sábado pela empresa Gallup confirmou que 68% dos americanos aprovaram os primeiros dias de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

O número é o maior entre os oito últimos ocupantes da Casa Branca, mas não supera os 72% de aprovação de John F. Kennedy em 1961.

Entretanto, Kennedy registrou esta marca após três semanas à frente do país, enquanto a enquete sobre Obama inclui apenas três dias - de 21 a 23 de janeiro.

Atrás de Kennedy estão Dwight Eisenhower, também com 68% de aprovação, e Jimmy Carter, com 66%.

Richard Nixon obteve 59%, Ronald Reagan e George H. W. Bush ficaram com 51% cada um, e Bill Clinton, com 58%. George W. Bush, antecessor de Obama, teve 57%.

A pesquisa também revela que apenas 12% da população se mostraram contra a gestão do 44º presidente dos EUA. Segundo a Gallup, este número é abaixo do normal nesta fase do mandato.

A empresa ressaltou ainda que tanto Bill Clinton como George W.

Bush iniciaram seus primeiros mandatos com rejeição maior que Obama, com 20% e 25%, respectivamente.

O percentual de aprovação para os presidentes aumenta tradicionalmente depois dos 100 primeiros dias de mandato, já que os americanos passam a conhecer mais suas ideias e políticas. A única exceção foi com Carter e Clinton.

Foram entrevistadas 1.591 pessoas. A empresa promete uma pesquisa mais detalhada sobre Obama para 26 de janeiro, e divulgará a partir de agora todos os dias novas enquetes sobre o novo presidente americano, baseadas em estudos feitos sempre de três em três dias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES