INSS: STF valida novas regras que reduzem valor da pensão por morte

O cálculo foi levado ao Supremo pela Confederação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais que alegava que a nova regra prejudicava os dependentes.

STF decidiu pela constitucionalidade da regra de cálculo do INSS para pagamento de pensão por morte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o cálculo da pensão por morte do segurado do INSS, alterado em 2019 pela Reforma da Previdência, é constitucional. Dessa forma,  quem fica viúvo tem direito de receber 50% do benefício do segurado que morreu, caso estivesse aposentado, ou da aposentadoria por invalidez a que o segurado teria direito, mais 10% por dependente, até o limite de 100%. 

O cálculo foi levado ao Supremo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) que alegava que a nova regra prejudicava os dependentes dos segurados, violando a Constituição que prevê o caráter contributivo da Previdência e que garante a proteção digna à família do falecido, em especial a proteção previdenciária.

O julgamento foi encerrado na última sexta-feira (23) e a decisão foi fechada com 8 votos a 2. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela rejeição da ação, ao afirmar que a mudança não representa nenhuma violação da Constituição. “É preciso ter em conta que as pensões por morte não visam à manutenção do padrão de vida alcançado pelo segurado falecido. Também não têm natureza de herança, uma vez que não compõem o patrimônio do instituidor. Em realidade, elas são um alento – normalmente temporário – para permitir que os dependentes reorganizem-se financeiramente, busquem novas alternativas e tenham condições, afinal, de prover recursos suficientes à sua própria subsistência”, escreveu.

O voto de Barroso foi seguido por Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques. Já os ministros Edson Fachin e Rosa Weber consideraram a alteração na regra inconstitucional.

“A manutenção da forma de cálculo não permite, senão inviabiliza a reorganização familiar e financeira após o falecimento, ampliando a vulnerabilidade social. Há na prática, portanto, discrímen inconstitucional e injusto aplicado pela reforma constitucional”, afirmou Fachin.

O que estabelece a regra: 

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabelece que o cálculo para a pensão por morte deve considerar 50% do valor da aposentadoria mais 10% por dependente, até o limite de 100% do valor do aposento. Antes da Reforma, a pensão por morte era calculada com base na média dos salários de contribuição do segurado falecido, acrescida de um percentual por dependente

A nova regra, que está em vigor acaba reduzindo o valor da pensão, em alguns casos, principalmente para famílias que possuem um único dependente, já que, seguindo o cálculo, uma família composta por um dependente, receberá a cota de 50% do benefício além de 10% por dependente, totalizando 60% da aposentadoria. No caso de uma família com cinco dependentes, receberá 100%, o que corresponde a cota de 50% do benefício + 10% por dependente, não ultrapassando os 100%, ou seja, o valor da pensão não pode ser superior ao teto do INSS.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES