Interina na PGR, Elizeta Ramos decide trocar chefes do MPF pelo país

Elizeta assumiu a liderança da PGR em 27 de setembro, após o término do segundo mandato de Augusto Aras.

Elizeta Ramos decide trocar chefes do MPF pelo país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um mês após assumir temporariamente o cargo de Procuradora-Geral da República (PGR), a procuradora Elizeta Ramos optou por reavaliar sua decisão de reter os atuais procuradores-chefes do Ministério Público Federal (MPF) nos estados.

Elizeta assumiu a liderança da PGR em 27 de setembro, após o término do segundo mandato de Augusto Aras. Ela deve permanecer nessa posição até que um sucessor seja nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado pelo Senado. Até o momento, não há uma data definida para essa indicação.

Inicialmente, Elizeta Ramos havia anunciado que não realizaría mudanças na estrutura do MPF e que deixaria as indicações para seu sucessor. No entanto, devido à demora na escolha de Lula, houve uma mudança de posição.

A decisão da atual chefe da PGR é de grande relevância, uma vez que desencadeia uma disputa de poder no Ministério Público. De um lado, estão os procuradores com afinidades à antiga Operação Lava Jato e ao ex-procurador-geral Rodrigo Janot. Do outro, estão procuradores críticos da operação e próximos ao ex-PGR Augusto Aras.

Nos últimos dias, Elizeta enviou uma mensagem aos atuais chefes das unidades do MPF nos estados e no Distrito Federal, informando que ela dará continuidade ao processo de sucessão. Ela argumentou que a "interinidade" está se prolongando e que várias procuradorias nos estados têm solicitado mudanças.

Na mensagem, Elizeta ressaltou que o próximo procurador-geral, a ser indicado por Lula, terá a prerrogativa de realizar novas mudanças, caso assim deseje.

Ainda na mensagem aos colegas, Elizeta diz que a sucessão seguirá uma portaria de 2003 que prevê que a escolha dos procuradores-chefes seja feita por eleição entre os colegas. A regra era criticada por Augusto Aras, mas não foi revogada durante a gestão dele na PGR e continua vigente.

De olho nas disputas de poder dentro do MPF, interlocutores de Lula e até procuradores críticos da Lava Jato têm aconselhado o presidente a agilizar a indicação do novo PGR. O petista, no entanto, vem sinalizando que ainda não tem um nome escolhido para o posto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES