Internet pode ser uma grande aliada na hora de escolher voto; veja

Sites são ferramenta para descobrir histórico e contas prestadas.

Avalie a matéria:
Internet pode ser uma grande aliada no dia 7 de outubro. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A internet é uma ferramenta útil aos eleitores que querem se informar antes de votar. Sites de organizações não governamentais e oficiais do governo disponibilizam dados sobre o processo eleitoral, como o histórico dos postulantes a cargos públicos, andamento de processos e também permitem avaliar gestões e propostas (confira a tabela com alguns sites e serviços no fim do texto).

Um dos maiores bancos de dados está no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na página Divulga Candidatos 2012, há informações enviadas pelos 15.521 candidatos a prefeito e 449.488 candidatos a vereador que tiveram o registro homologado no país, como descrição de bens, certidões criminais e pendências judiciais. Além disso, é possível ter acesso às propostas de governo dos candidatos ao Executivo.

"Quanto mais informações objetivas o eleitor puder colher sobre seu candidato, mais objetiva será sua decisão", diz o especialista em corrupção Cláudio Weber Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil. "O voto, quanto mais racional, melhor", acrescenta.

O juiz eleitoral Márlon Reis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), também alerta para a importância do cidadão conhecer o candidato antes de ir às urnas. ?Hoje em dia a internet é uma grande ferramenta. O próprio TSE e os Tribunais de Contas dos estados disponibilizam dados sobre os candidatos. Neste ano, a pedido do MCCE com base na Lei de Acesso à Informação, o TSE está liberando, pela primeira vez, parciais das contas de campanha antes do pleito. Quem quiser fazer sua parte como eleitor e investigar seu candidato pode até saber quem são os doadores?, ressalta o juiz.

A prestação de contas disponível no TSE é uma primeira parcial, entregue em agosto pelos candidatos. Até 6 de setembro, deverá ser apresentada a segunda prestação. A final só é entregue após as eleições. As informações encontram-se em planilhas na parte ?Eleições ? Repositório de Dados Eleitorais? do site do TSE. A assessoria do tribunal informa que as planilhas são organizadas de forma automática e sequencial conforme o recebimento dos dados e que o eleitor, querendo outro ordenamento, pode filtrar e classificar os dados em uma planilha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES