Iracema articula aprovação de cota feminina em nova votação

Portella indicou que muitos parlamentares se arrependeram

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audiência na Câmara Municipal de Teresina na manhã de ontem (28), a deputada federal Iracema Portella (PP) apontou que a bancada feminina não desistiu da cota para mulheres na política nacional. Otimista, a parlamentar acredita que o resultado negativo obtido em primeira votação será revertido no Senado. “Não vamos desistir nunca, jamais, agora a questão será votada no Senado e sem dúvida nenhuma será aprovada, depois irá voltar para a Câmara e lá também iremos ter um resultado positivo”, disse.

Portella indicou que muitos parlamentares se arrependeram da posição tomada no último dia 16 de junho, em que a matéria necessitava da anuência de 308 entes e recebeu sinalização positiva de apenas 293. “Perdemos somente por 15 votos, muitos deputados que votaram contra até se arrependeram mesmo no dia da votação e é muito importante essa participação das mulheres na política, pois somos a maioria do eleitorado brasileiro e, no entanto, somos apenas 10% da Câmara e 16% do Senado, isso não é justo, isso não é razoável”, declarou.

Nesse apontamento, parlamentar reiterou que o processo é imprescindível para o fortalecimento da democracia. “É central no processo de fortalecimento da nossa democracia uma maior participação das mulheres e é provado que esse maior número melhora a qualidade da política”, indicou.

PROPOSTA – O texto da matéria se estende gradualmente por três eleições consecutivas, na primeira legislatura a cota seria de 10%, na segunda 12% e na terceira 15%. “Nada mais do que justo, eu sonho com a paridade, nós não queremos tomar os lugares do mundo, mas queremos construir uma sociedade melhor com a participação de homens e mulheres”, complementou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES