Isquemia cerebral pode ter provocado a queda do ex-presidente Sarney

A isquemia cerebral é uma condição em que ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Ex-presidente José Sarney caiu nesta segunda-feira | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ter sido internado no UDI Hospital, em São Luís, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney, de 93 anos, recebeu alta nesta segunda-feira, 17, em razão de uma queda que sofre em sua residência. De acordo com nota divulgada pelo hospital, José Sarney foi diagnosticado com uma pequena área de isquemia cerebral, mas está se recuperando bem.

A isquemia cerebral é uma condição em que ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, semelhante a um acidente vascular cerebral (AVC). Isso resulta na falta de oxigênio em uma ou mais áreas do cérebro, o que pode levar a sequelas ou até mesmo à morte. O tratamento imediato é necessário para reduzir esses riscos e melhorar a qualidade de vida do paciente. Quanto mais rápido a pessoa receber atendimento médico, maiores serão as chances de tratamento e recuperação.

Os sintomas da isquemia cerebral incluem perda súbita de força nos membros superiores e inferiores, como braços e pernas, instabilidade, vertigem, desequilíbrio, alteração da sensibilidade facial, braço ou perna de um lado do corpo, perda repentina de visão em um ou ambos os olhos, dificuldade na fala e vômitos. Essa condição também é conhecida como "mini AVC" e requer cuidados médicos rápidos para prevenir sequelas.

Infelizmente, quedas entre os idosos dentro de casa são bastante comuns. Estima-se que metade da população com mais de 65 anos sofra quedas anualmente, sendo que 70% delas ocorrem em ambiente doméstico. As principais causas estão relacionadas à diminuição da acuidade visual, perda de massa muscular e força devido ao envelhecimento.

A queda em idosos pode ter consequências graves, como o comprometimento da mobilidade e da qualidade de vida. Além do isolamento social resultante da incapacidade de se locomover, o paciente pode passar períodos prolongados na cama, resultando na perda de massa muscular e dificuldade para realizar tarefas diárias, como alimentação e cuidados pessoais.

Consequências

As sequelas da isquemia cerebral em idosos podem incluir paralisia em uma parte do corpo, como braços, pernas ou um lado inteiro, paralisia facial, fraqueza nos membros superiores ou inferiores, dificuldade de locomoção, problemas de equilíbrio, comprometimento cognitivo, dificuldade de fala ou deglutição, problemas de visão, perda de autonomia, alterações comportamentais e distúrbios neurológicos.

É importante fornecer cuidados adequados e tratamento médico oportuno para idosos que sofrem quedas e apresentam sintomas de isquemia cerebral, a fim de minimizar o risco de sequelas e melhorar sua qualidade de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES