J. César pede urgência no plebiscito sobre criação do Gurguéia

Segundo o parlamentar, o projeto de divisão do Piauí está pronto para ser incluso na pauta de votação do plenário da Câmara deste o ano de 2006.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Júlio César protocolou ontem, na Secretaria Geral da Mesa da Câmara Federal, um requerimento em que solicita urgência na apreciação do Projeto de Decreto Legislativo, que convoca a realização de um plebiscito para discutir a criação do Estado do Gurguéia. O parlamentar afirmou que o pedido já possui a aprovação de 337 deputados entre governistas e opositores.

Segundo o parlamentar, o projeto de divisão do Piauí está pronto para ser incluso na pauta de votação do plenário da Câmara deste o ano de 2006. ?Nós já contamos com o total de 200 assinaturas a mais do que prevê o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Temos o apoio de 73% dos deputados para que esse plebiscito seja realizado?, comentou.

Durante reunião na Assembléia Legislativa do Estado, o deputado defendeu a divisão do Piauí ao afirmar que a receita do atual Estado terá um crescimento de quase 100%. Júlio César apresentou cálculos em que demonstra que o aumento passaria de R$ 1,8 bilhão para R$ 3,4 bilhões, o que corresponde ao total dos repasses dos Fundos de Participação do Estado (FPE) e dos Municípios (FPM).

O parlamentar justificou o pedido de urgência na apreciação do projeto de divisão do Estado, ao afirmar que dessa forma serão dispensadas as exigências e formalidades regimentais para que a proposição seja apreciada de forma imediata. ?Essa é a forma mais democrática para que o povo do Piauí possa decidir se deseja ou não a divisão?, disse.

Júlio César defendeu que a criação do Gurguéia só trará benefícios para a população do Piauí. ?Para se ter uma ideia, o Piauí recebe hoje 4,32% de FPE e, com o novo Estado, passará a receber 3,99%, o mesmo percentual que ficará com o Gurguéia, de acordo com os novos critérios de distribuição do fundo que estamos propondo?, assinalou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES