Janot é o mais votado em eleição para procurador geral da República

Dilma vai indicar um dos nomes da lista tríplice dos mais votados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, foi o mais votado na eleição para definir a lista de três candidatos a comandar a Procuradoria-Geral da República a ser apresentada à presidente Dilma Rousseff. Ele teve 799 votos.

Em segundo lugar ficou o subprocurador Mário Bonsaglia, com 462 votos, seguido pelos subprocuradores Raquel Dodge (402 votos) e Carlos Frederico (212). No total, 1.240 procuradores da ativa e aposentados estão habilitados a participar do pleito.

Depois da eleição, a presidente deverá indicar um dos nomes da lista tríplice. É provável que a escolha recaia sobre o mais votado. Desde o governo Lula, os presidentes têm respeitado a eleição interna dos procuradores e indicado o candidato mais votado. No entanto, um grupo de senadores suspeito de envolvimento com fraudes está se movimentando para barrar uma eventual recondução de Rodrigo Janot, caso ele seja mesmo indicado a permanecer no cargo.

O procurador indicado pelo presidente é inicialmente sabatinado pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, a indicação é votada na própria CCJ e no plenário do Senado. As duas votações são secretas.A eleição é considerada importante porque pode definir os rumos da Operação Lava-Jato.

Cabe ao procurador-geral decidir se pede ou não abertura de processo contra deputados e senadores acusados de envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras.Os quatro candidatos já fizeram declarações sobre a necessidade de reforçar o combate ao desvios de dinheiro público. Nenhum deles falou sobre o que fariam com os parlamentares acusados de receber dinheiro desviado dos cofres públicos.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES