Jeová propõe Lei que isenta doadores de órgãos do pagamento de taxas em cemitérios

O projeto é subscrito pelos vereadores Rodrigo Martins (PSB) e José Ferreira (PSD), e está tramitando nas Comissões da Casa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Jeová Alencar (SDD), é autor do Projeto de Lei que institui no âmbito do município de Teresina, a isenção no pagamento das taxas de procedimento para funeral ou enterro de pessoas doadoras de órgãos, reconhecidas como de baixa renda, exclusivamente nos cemitérios municipais. O projeto é subscrito pelos vereadores Rodrigo Martins (PSB) e José Ferreira (PSD), e está tramitando nas Comissões da Casa. Em seguida, deve ser votado em plenário e seguir para a sanção do prefeito Firmino Filho (PSDB).

O projeto estipula como pessoa de baixa renda aquela cuja situação econômica não lhe permita pagar o valor do encargo sem prejuízo do sustento próprio e de sua família. As taxas previstas na Lei se restringem ao sepultamento, embalsamento e cremação nos cemitérios municipais, excluindo-se o valor correspondente ao caixão ou a urna funerária.

?A proposição visa, em primeiro lugar, estimular a doação de órgãos no município de Teresina. Num segundo momento, busca-se oferecer gratuidade nos procedimentos e sepultamentos em cemitérios de Teresina de pessoas doadoras de órgãos e pobres, como forma de agradecer pelo ato humanitário que tiveram e contribuíram na salvação de vidas de muitas pessoas que aguardam na fila de espera por uma doação de órgão?, argumenta Jeová Alencar.

A isenção das taxas é exclusiva para a pessoa doadora de órgãos, não se estendendo para os seus familiares. Para fazer jus, a família da pessoa falecida deverá apresentar, na contratação do funeral ou enterro, comprovação de que a mesma foi doadora de órgãos, fornecida pela instituição competente. O vereador lembrou que no município de São Paulo, já é concedida a gratuidade para os cidadãos que não podem arcar com as despesas de funeral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES