Jilmar Tatto é escolhido novo líder do PT na Câmara dos Deputados

Para novo líder, reforma política, pré-sal e Código Florestal são prioridades

O novo líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto | Agencia Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após reunião na casa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o PT decidiu que o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) será o líder do partido na Casa ao longo de 2012. Em 2013, ele será substituído pelo deputado José Guimarães (PT-CE).

"Chegamos a um acordo. Esse entendimento vai manter a unidade da bancada e distribuir [o poder] equitativamente entre os deputados. [...] O líder nosso em 2012 será Jilmar Tatto, e o líder nosso em 2013 será José Guimarães", anunciou o atual líder do PT, Paulo Teixeira (SP).

O acordo será formalizado às 14h em reunião da bancada do partido. Em entrevista coletiva, Tatto afirmou que os projetos prioritários para o governo neste ano são a reforma política, a proposta que muda o sistema de distribuição dos royalties do pré-sal, o novo Código Florestal e a aprovação do fundo de previdência para o servidor público.

Indagado se defenderá a votação da chamada PEC 300, que estabelece um piso nacional para bombeiros e policiais militares, Tatto disse que "não há tema proibido na Câmara".

No entanto, ele afirmou que a greve de policiais militares na Bahia, que tem entre suas reivindicações a aprovação do piso nacional, é um "problema localizado" e que deve ser solucionado pelo governo do estado.

"Há um problema localizado na Bahia, que o governador da Bahia está conduzindo adequadamente. [...] A solução da Bahia será dada pelo governo da Bahia", afirmou.

O presidente da Câmara voltou a dizer que o salário de policiais deve ser definido pelos estados. Segundo ele, não há "nenhuma condição" de votar a PEC 300. "Não vejo nenhuma condição política de tratar da PEC 300, desrespeitando a realidade dos estados. Cada estado tem seu caixa, sua realidade", afirmou.

Marco Maia defendeu, contudo, que policiais militares tenham o direito de fazer greve. "Temos que dar o direito de greve a todos os trabalhadores. Não vejo problema, só temos que ter regras."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES