João Vaccari, Renato Duque e mais oito são condenados na Lava Jato

João Vaccari Neto foi condenado a 15 anos e 4 meses pelos crimes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal condenou nesta segunda-feira (21/09) o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a 15 anos e 4 meses de prisão e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque a 20 anos e 8 meses por participação no esquema de corrupção na petrolífera.

As defesas dos dois réus negaram as acusações ao longo do processo.De acordo com a sentença do juiz federal Sérgio Moro, Vaccari Neto foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa ao receber pelo menos 4,2 milhões de reais em propinas num contrato fechado pela diretoria de Serviços da Petrobras com o consórcio Interpar, responsável pelas refinarias de Paulínia (SP) e Araucária (PR).

Duque foi condenado pelos mesmos crimes a 20 anos e 8 meses de prisão e ao pagamento de multa de 1,2 milhão de reais. Ele também é processado em outras ações.

Para Moro, responsável pela sentença, a corrupção "gerou impacto no processo político-democrático, contaminando-o com recursos criminosos".

Mais oito acusados de desvio na Petrobras, investigados pela Operação Lava Jato, foram condenados, entre eles os delatores Pedro Barusco, ex-gerente da petrolífera, o empresário Augusto Mendonça, o doleiro Alberto Yousseff e o lobista Julio Camargo.

Os delatores obtiveram reduções nas suas penas. Camargo passou de 12 anos de prisão para 5 em regime aberto e Mendonça, de mais de 16 anos para 4 em regime aberto, nos dois casos com prestação de serviços à comunidade.O ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa foi absolvido por falta de provas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES