João Vicente Claudino cobra direitos da Juventude

O senador subiu na tribuna para cobrar celeridade na votação da PEC da Juventude.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador piauiense João Vicente Claudino subiu à tribuna do Senado para pedir celeridade na votação da PEC N° 42/2008, conhecida como PEC da Juventude, elaborada a partir de discussões, audiências públicas e resultado da Conferência Nacional da Juventude. Tal proposta de emenda constitucional visa a elaboração de um Plano Nacional da Juventude, a mesma já foi aprovada pela Câmara Federal e agora deverá ser votada no Senado.

?É imprescindível que aprovemos com urgência a PEC 42, apontada como prioritária pelos jovens que participaram da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Tenho certeza de que a proposta que insere o termo ?juventude? na Constituição Federal, no capítulo ?Dos direitos e garantias fundamentais?, será aprovada?, frisou JVC.

A referida PEC, que pretende facilitar o caminho para aprovação de projetos, como o Plano Nacional da Juventude e o Estatuto da Juventude, que constituem o tripé inicial do marco legal para as políticas públicas da juventude no Brasil, já aprovada na Câmara e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado por unanimidade; agora aguarda entrar na pauta de votação da Casa.

Para o petebista piauiense, é necessário garantir aos jovens o exercício de direitos universais da cidadania, atendendo às demandas específicas dessa geração, levando em consideração suas desigualdades e diversidades.

Com as alterações propostas pela PEC da Juventude, será possível estender à juventude direitos prioritários já assegurados à criança e ao adolescente, entre os quais os direitos à saúde, a vida, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Na oportunidade, que antecede o dia Mundial da Juventude (domingo, 28/03), João Vicente destacou os desafios prioritários a serem enfrentados pelo Brasil em relação aos jovens: ampliar o acesso e a permanência na escola com qualidade; erradicar o analfabetismo entre os jovens; capacitá-lo para o mundo do trabalho; gerar trabalho renda; promover ao jovem vida saudável; ampliar o acesso do jovem ao esporte, ao lazer, à cultura e às tecnologias da informação; promover os direitos humanos e as políticas afirmativas; ampliar a cidadania e a participação social do jovem e melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem no meio rural e nas comunidades tradicionais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES