João Vicente Claudino rompe com a base

Após reuniões com lideranças do partido, presidente regional do PTB anuncia saida do bloco governista e pré-candidatura pela oposição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Para mim, Governo só pode ter um candidato, quem não é Governo, consequentemente é oposição". Com essa afirmação o senador João Vicente Claudino (PTB) deixa a base aliada e sela sua pré-candidatura pelo lado oposicionista nas eleições deste ano. Após o anúncio da saída do governador Wellington Dias (PT) para a disputa ao Senado, na manhã de ontem, Claudino convocou a imprensa para afirmar que mantém a pré-candidatura a governador independente.

A decisão tomada ainda na última segunda-feira foi consagrada após o encontro do senador com mais de 70 lideranças petebistas do interior. Com a posse de Elmano Ferrer (PTB) como prefeito de Teresina, cabe agora ao PTB o comando de cidades que totalizam 50% da população piauiense. A representatividade do partido é apontada por João Vicente como um dos trunfos da legenda na corrida eleitoral até outubro.

"Ainda vamos definir como será feita a pré-campa-nha, mas é certo que temos que acelerar o processo e multiplicar a mensagem do partido para todo o Piauí", adiantou. O PTB busca agora aliados para compor a chapa majoritária que concorrerá com o futuro governador Wilson Martins (PTB) e o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). Os deputados estaduais João Mádison e Nerinho, ambos da ala oposicionista do PMDB, estavam ao lado do parlamentar no anúncio oficial de sua pré-candidatura. O petebista admitiu que as conversas serão intensificadas com os peemedebistas. "É a noiva ideal. O PMDB é um partido forte e com identidade no Estado", cortejou.

Claudino pediu ainda que todos os membros do PTB que possuam cargos no Governo estadual entreguem suas vagas. De acordo com o raciocínio do senador, sem a presença de Dias, não "faz sentido" a permanência da legenda na administração comandada pelo PSB. "Ajudamos a construir esse Governo desde 2003. Como o governador renunciou ao cargo, vamos deixar o gestor público a vontade. Não somos o partido que irá fazer de conta que é governista de última hora", explicou.

ALIANÇA COM PSB E PSDB- Rivais na maioria dos municípios piauienses, o PTB e o PSB deverão solidificar a postura de adversários também no Governo. João Vicente enfatizou que uma aliança com o Martins só pode ocorrer se o vice-governador o apoiar como cabeça-de-chapa. "Podemos conversar, já que eu sou senador e ele é governador. O PTB tem candidato, se ele votar em nós, tudo bem, mas não abrimos mão do cabeça de chapa", frisou. Como Wilson já declarou que sua reeleição também está de pé, o acordo entre os antigos integrantes da base aliada está cada vez mais distante.

Sobre a possibilidade de indicar o vice em uma chapa encabeçada por Mendes, o petebista desconversou. "Acabei de me tornar pré-candidato, não existe essa conversa. Sempre tive um relacionamento amistoso com o Sílvio".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES