Rui Falcão faz duras criticas a Joaquim Barbosa e diz que ele é responsável pela vida de Genoino

Genoino se apresentou, nessa quinta-feira, 1, à Penitenciária da Papuda

O direito de José Dirceu à progressão de pena está sendo desrespeitado, disse | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do PT, Rui Falcão, abriu o 14º Encontro Nacional do PT, que se realiza nesta sexta-feira, 2, com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa. Falcão disse que o partido vai responsabilizar Barbosa publicamente por qualquer problema de saúde do ex-presidente do partido José Genoino, condenado a regime semiaberto a uma pena de 4 anos e 8 meses no processo ao mensalão.

Genoino se apresentou, nessa quinta-feira, 1, à Penitenciária da Papuda, depois que o presidente do STF suspendeu sua prisão domiliciar. Uma junta médica da Universidade de Brasília (UnB) emitiu laudo afirmando não haver risco à saúde do petista caso ele cumpra a pena na prisão.

Preso em novembro do ano passado, Genoino ficou menos de uma semana na Papuda. Alegando problemas cardíacos, foi transferido para um hospital em Brasília e depois para prisão domiciliar.

Rui Falcão também disse que o direito do ex-ministro José Dirceu à progressão de pena está sendo desrespeitado por conta de uma decisão monocrática de Barbosa. A filha de Dirceu Joana Saragoça é uma das participantes do encontro, mas não quis comentar o caso. Ela está credenciada pela escola de formação política do PT.

O presidente do STF suspendeu a análise de pedido de Dirceu para trabalhar fora do presídio da Papuda, onde ele também cumpre pena no processo do mensalão. A suspensão ocorreu devido a investigações sobre o uso de um celular por Dirceu no começo do ano. Há suspeitas de que ele teria falado com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, por celular de dentro da prisão.

Encontro. Pela manhã, as falas iniciais do Encontro Nacional do PT foram todas no sentido de dissipar o coro pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e reforçar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

No encontro, deverá ser aprovado um documento no qual o partido indica oficialmente o nome de Dilma para ser candidata do partido à Presidência. Entre os que defenderam o documento estão o próprio Rui Falcão, o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, a ex-ministra Maria do Rosário, os deputados José Guimarães (CE) e Fernando Ferro (PE) e representantes de correntes mais esquerda como Marcus Sokol, da corrente troskista O Trabalho.

Lula e Dilma deverão ser as estrelas da abertura oficial do evento, programada para as 18h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES