Time: Barbosa entra para lista dos cem mais influentes do mundo

Para revista, o presidente do Supremo “simboliza a promessa de um novo Brasil”

Avalie a matéria:
Joaquim Barbosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), entrou para a lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista americana "Time" de 2013. Outro brasileiro incluído na lista é o chef Alex Atala.

Para revista, o presidente do Supremo "simboliza a promessa de um novo Brasil" comprometido com a diversidade cultural e com a igualdade.

A revista menciona o fato de Barbosa ser o primeiro negro a chegar a presidência da mais alta Corte e destaca a importância de sua atuação no cargo.

A "Time" cita também o fato de Barbosa ter sido nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 para o STF e demonstrar ser um juiz independente, pois participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente no ano passado, referindo-se a José Dirceu e outros petistas, réus no escândalo do mensalão.

A publicação destaca ainda que Barbosa buscou na educação o meio de escapar da pobreza. "Um dos oito filhos de um pedreiro, Barbosa trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar durante a faculdade de direito."

A revista cita o doutorado que Barbosa fez na Universidade Sorbonne na França e a sua atuação como professor do Instituto de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, além de ter aprendido quatro línguas estrangeiras.

Para ilustrar a popularidade do presidente do Supremo no país, a "Time" lembra que a máscara do ministro foi uma das mais populares no Carnaval deste ano, o que, segundo a revista, é uma homenagem de um país "que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas".

O perfil de Barbosa foi feito por Sarah Cleveland, professora de direito da Universidade de Columbia.

Em dezembro de 2012, o presidente do STF entrou para lista de líderes iberoamericanos do jornal espanhol "El País" por seu trabalho como relator no julgamento do mensalão. Segundo o jornal, sua atuação foi um marco na Justiça brasileira."[Ele] não hesitou em propor duras condenações a amigos próximos do Lula".

DILMA

No ano passado, o perfil de Dilma foi escrito pela colega Cristina Kirchner, que destaca a foto em que a presidente brasileira encara um tribunal militar em 1969, durante a ditadura. Dilma tinha 22 anos. O texto diz que a mulher que Cristina conheceu em 2003, ainda ministra de Lula, "tinha o mesmo compromisso que a garota da foto".

"Ela e eu compartilhamos várias experiências pessoais: a orientação que vem de nossa herança imigrante, o ativismo na juventude e os desafios encarados por mulheres quando tentam crescer num espaço dominado pelos homens. E nós concordamos que desigualdade social é o maior problema que encaram nossos países", escreveu Cristina.

Por fim, Cristina afirma que o Brasil sob Dilma está "convencido de que seu interesse nacional está absolutamente conectado aos de seus vizinhos".

Em 2012, o bilionário Eike Batista e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, também fizeram parte do grupo dos mais inflentes para "Time".

LULA

Em 2010 foi o ex-presidente Lula quem apareceu na lista entre os brasileiros. Ele já havia figurado na lista da "Time" em 2004.

"Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve", afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país "ao Primeiro Mundo".

Moore escreveu: "Lula quer para o Brasil o que costumávamos chamar de "sonho americano".

Numa breve descrição sobre Lula, ele diz que os Estados Unidos têm muito o que aprender com ele. "A grande ironia da presidência de Lula [...] é que mesmo quando tenta impulsionar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais como o Fome Zero, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação oferecida à classe trabalhadora, os EUA se parecem cada dia mais com o Terceiro Mundo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES